Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

Lei obriga escolas a usarem Bandeira Imperial, incluindo atividades cívicas

A Bandeira Imperial não configura um símbolo nacional e, portanto, sua imposição trata-se de uma ilegalidade.

Lei obriga escolas a usarem Bandeira Imperial, incluindo atividades cívicas

Uma lei em Rondônia obriga escolas públicas e particulares do estado a hastear a Bandeira Imperial ao lado da bandeira do Brasil todos os dias. A lei também prevê que as atividades cívicas toquem o Hino Nacional e o Hino da Independência.

De autoria do deputado Eurípedes Clemente (MDB), conhecido como Lebrão e simpatizante da monarquia.

Segundo reportagem do Buzzfeed, o gabinete do parlamentar é composto por diversos monarquistas que teriam, inclusive, participado de encontros com a família real.

Mesmo vetada pelo governador Confúcio Moura (MDB), a lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e encontra-se vigente no estado. No entanto, as instituiçōes não foram informadas do novo decreto. Ao Buzzfeed, o diretor de uma das escolas da rede municipal de Porto Velho, capital de Rondônia, afirmou que, além de não ter sido notificado da determinação, a rede de ensino não possui mastro para hastear as bandeiras em eventos cívicos.

O deputado Lebrão acredita que a lei se tornará conhecida após um evento com a família real brasileira, marcado para o dia 1º de agosto. A viagem será custeada pelos monarquistas, enquanto o Estado se encarrega da compra das bandeiras com o símbolo imperial.

De acordo com especialistas, a Bandeira Imperial não configura um símbolo nacional e, portanto, sua imposição trata-se de uma ilegalidade.

*Informações retiradas do Yahoo