Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Política

Lula vai usar criação do juiz de garantias em ação na ONU contra Sergio Moro

Em 2016, a ausência do juiz de garantias foi trazida pelos advogados de Lula em uma das primeiras manifestações feitas ao Comitê de Direitos Humanos da ONU

Lula vai usar criação do juiz de garantias em ação na ONU contra Sergio Moro

Foto: Divulgação

O ex-presidente Lula vai utilizar a criação do juiz de garantias, aprovada no pacote anticrime, em uma ação movida na Organização das Nações Unidas (ONU), contra a atuação do ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro.

A defesa de Lula vai defender que, ao sancionar a medida, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reconheceu que o Brasil está inadimplente com tratados internacionais, e isso daria força ao argumento de que o ex-presidente foi julgado com parcialidade. As informações são do Painel, da Folha de S.Paulo.

Em 2016, a ausência do juiz de garantias foi trazida pelos advogados de Lula em uma das primeiras manifestações feitas ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, onde tramita a ação.

Na época, a inexistência da figura jurídica foi tratada como uma “anomalia da lei brasileira”.

“A maioria das jurisdições separa a fase de investigação da fase de julgamento, mas o Brasil não”, afirmava.

Quatro anos depois, a defesa do ex-presidente pretende utilizar o projeto que teve como base proposições sugeridas pelo ministro Moro contra ele.

O trecho que cria o juiz de garantias, no entanto, não contou com a anuência do ex-juiz, que se posicionou contra a divisão do processo.

Apesar disso, o presidente Bolsonaro sancionou a medida, alegando que não poderia “sempre dizer não ao Parlamento”.

(*) Com informações do Congresso em Foco