Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

Mais de 100 milhões de votos foram antecipados na eleição dos EUA

Esta terça-feira (3) é o último dia para os eleitores escolherem o candidato que vai governar o país por quatro anos

Mais de 100 milhões de votos foram antecipados na eleição dos EUA

Foto de reprodução

Cerca de 100 milhões de americanos votaram antecipadamente na eleição presidencial dos Estados Unidos deste ano. A marca representa cerca de 72% dos votos angariados em 2016.

Esta terça-feira (3) é o último dia para os eleitores escolherem o candidato que vai governar o país por quatro anos. O voto antecipado foi possível por causa da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais: Partido Democrata oficializa Joe Biden como candidato à presidência dos EUA

De um lado, o ex-vice-presidente e candidato pelo partido Democratas a presidente dos EUA, Joe Biden, tem vantagem nas pesquisas de intenção de voto, mas a disputa não será fácil.

A probabilidade para Biden ganhar é de 89%, diz o site FiveThirtyEight. Dessa maneira, a chance do presidente Donald Trump (Republicanos) ficar mais quatro anos no poder é de uma em 10.

Atrás nas pesquisas, Trump indicou, nesse domingo (1º), que vai dar início a batalhas judiciais em torno da apuração de votos. Ele não tem dado crédito à votação via correio.

“É terrível que não possamos saber os resultados na noite da eleição”, disse Trump, em referência à decisão da Suprema Corte que permite contagem de votos em alguns estados após esta terça.

“Assim que a eleição acabar, na mesma noite, vamos entrar com nosso advogado”, assinalou o presidente norte-americano, que viajou por, ao menos, cinco estados nesse último fim de semana.

Em resposta às alegações do rival, Biden disse que “o presidente não irá roubar esta eleição”.

 

(*) Com informações do site Metrópoles