Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

Moro é surpreendido com exoneração do diretor da PF e convoca coletiva

Na quinta-feira, em conversa com o presidente Jair Bolsonaro, Moro disse que se Valeixo saísse, ele deixaria o ministério

Moro é surpreendido com exoneração do diretor da PF e convoca coletiva

(ALEP). Foto: Pedro de Oliveira/ ALEP

Aliados do ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmaram que ele foi pego de surpresa com a publicação, no Diário Oficial desta sexta-feira,24, da exoneração do delegado Maurício Valeixo, agora ex-diretor-geral da Polícia Federal.

De acordo com interlocutores do ministro, Moro não gostou da decisão do presidente Jair Bolsonaro e vai anunciar sua saída do governo em entrevista coletiva marcada para as 11h na sede do ministério.

A exoneração de Valeixo, no diário, aparece assinada por Moro e Bolsonaro.

Mas, segundo fontes ligadas ao ministro, o nome dele aparece por formalidade.

A Polícia Federal é subordinada ao ministro da Justiça, e é praxe, em casos como esse, o chefe da pasta assinar a exoneração.

A assinatura aparecer sem o consentimento de Moro foi mais um movimento inusual que confirma que a saída de Valeixo não estava combinada com o ministro, muito menos para esta sexta.

O governo publicou que a exoneração foi “a pedido” (quando o próprio servidor público pede para sair do cargo), mas, fontes confirmam que Valeixo não pediu demissão, foi exonerado.

Considerava que não havia motivo objetivo para que não permanecesse no cargo.

Na quinta , em conversa com Bolsonaro, Moro disse que se Valeixo saísse, ele deixaria o ministério.

(*)Com informações do G1