Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Moro e Ciro batem boca na internet sobre motim de policiais

Presidente Jair Bolsonaro também entrou na discussão, criticando a família do ex-governador do estado

Moro e Ciro batem boca na internet sobre motim de policiais

fim do motim de policiais militares no Ceará, no domingo, 1º, fez o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, trocarem ironias com o ex-governador do Estado Ciro Gomes (PDT) nas redes sociais. Os três expuseram uma disputa pela “paternidade” do fim da ação dos policiais.

O movimento foi encerrado após 13 dias de greve e Moro afirmou que a normalidade foi restabelecida apenas com a atuação do Governo Federal e das Forças Armadas. O ministro respondeu a uma crítica feita por Ciro Gomes. Na mensagem, publicada no Twitter, Moro afirmou que o motim terminou, “apesar dos Gomes”. “Aprende, Bolsonaro e seu capanga Moro: no Ceará está o seu pior pesadelo! Generais, aqui manda a Lei”, escreveu Ciro Gomes.

A mensagem foi rebatida pelo ministro. “A crise no Ceará só foi resolvida pela ação do Governo Federal, Forças Armadas e Força Nacional que protegeram a população e garantiram a segurança. Explorar politicamente o episódio, ofender policiais ou atacá-los fisicamente só atrapalharam. Apesar dos Gomes,a crise foi resolvida”, escreveu Moro. O presidente Jair Bolsonaro endossou as críticas. “Não somos psiquiatras! Parabenizo o ministro Moro e envolvidos”, escreveu o chefe do Executivo.

Durante o Motim, o ministro da Justiça evitou criticar diretamente os policiais, e disse que apesar do movimento grevista ser ilegal, “não se pode tratar policiais como criminosos”. A Justiça decretou a prisão preventiva de pelo menos 43 PMs. Imagens publicadas por moradores mostram viaturas sendo usadas pelos grevistas para mandar o comércio baixar as portas em Sobral.

Cid Gomes

Veículos do Estado também foram depredados e viaturas tiveram os pneus furados. O senador licenciado Cid Gomes, irmão de Ciro, levou dois tiros ao avançar para dentro de um quartel da polícia com uma retroescavadeira. No local, estavam policiais e parentes.

 

(*) Com informações do Correio Braziliense