Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

Moro publica mensagens de Bolsonaro e diz que PF precisa de autonomia

Aproveitando operações da Polícia Federal, ex-ministro publicou troca de mensagens apontadas por ele como prova de interferência do presidente

Moro publica mensagens de Bolsonaro e diz que PF precisa de autonomia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro publicou em sua página no Twitter uma troca de mensagens entre ele e o presidente Jair Bolsonaro sobre a Polícia Federal (PF).

Na mensagem, já tornada pública no mês passado, Bolsonaro enviou um notícia sobre inquérito das fake news na qual dizia que a investigação estava “na cola de 10 a 12 deputados bolsonaristas” e escreveu: “mais um motivo para a troca”, referindo-se à mudança da direção-geral da PF.

A mensagem foi publicada por Moro no dia em que a PF cumpre 29 mandados de busca e apreensão em investigação de fake news conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O inquérito é justamente o mesmo da notícia enviada pelo presidente ao ex-ministro.
Bolsonaro queria que o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, ficasse à frente da corporação no lugar de Maurício Valeixo. Moro pediu demissão no dia em que Valeixo foi exonerado acusando Bolsonaro de interferência política na PF. A acusação gerou um inquérito que está aberto no Supremo Tribunal Federal (STF).
“A Polícia Federal tem que trabalhar com autonomia. Que sejam apurados os supostos crimes no RJ e também identificados os autores da rede de fake news e de ofensas em massa. Diante das denúncias de interferência na PF, o Ministro Alexandre manteve os delegados que estavam na investigação”, escreveu Moro nesta quarta-feira.
Entre os alvos da operação da PF, estão o blogueiro Allan dos Santos, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL/SP) e o empresário Luciano Hag, dono das lojas Havan. Todos são aliados do presidente Jair Bolsonaro.
(*) Com informações da Forum.