Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Manchete

Adail Filho dá terreno do município a empresários doadores de sua campanha

Adail Filho dá terreno do município a empresários doadores de sua campanha

Adail Filho com o pai, Adail Pinheiro: em menos de seis meses no cargo está envolvido em denúncias com a gestão pública (Divulgação)

Da Redação  – O prefeito de Coari, Adail Filho (PP), terá que responder ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela doação de um terreno que pertence ao município para uma empresa, que tem como sócios os principais doadores da sua campanha eleitoral, a A. M. da S. Rodrigues & Cia LTDA.

O processo junto ao TCE foi motivado pelo Ministério Público de Contas (MPC) que entrou com uma representação contra o prefeito no tribunal, nesta semana. O terreno está localizado na Estrada Coari/Mamiá e foi doado sem passar por licitação. A representação foi assinada pela procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho e tem como base uma matéria do Jornal A Crítica, de 16 de maio deste ano.

Na representação, Evelyn alega que a doação é “descabida” em razão de ser evidente a ausência dos requisitos legais para a sua realização, “em especial no que tange  a não demonstração de interesse público devidamente justificado e ao princípio constitucional da isonomia e impessoalidade”. Para a procuradora, de contas deveria ter ocorrido  uma concorrência pública para a entrega do terreno.  

A doação foi oficializada no dia 11 de maio deste ano após a sanção de uma lei assinada por Adail Filho. A área está avaliada em R$ 8 milhões. Os donos da empresa A. M. da S. Rodrigues & Cia LTDA. contribuíram com R$ 110 mil para a campanha eleitoral do prefeito de Coari, no ano passado.