Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Projeto prevê prisão para motorista bêbado em caso de acidente com vítimas

Atualmente, segundo o Código Penal, as penas de prisão podem ser substituídas por penas alternativas em caso de crimes culposos, independentemente da pena

Projeto prevê prisão para motorista bêbado em caso de acidente com vítimas

(Foto: Alex de Jesus/O Tempo/Folhapress)

Um projeto de lei, já aprovado pelo Senado, altera o Código de Trânsito Brasileiro para proibir a substituição da prisão por pena restritiva de direitos (alternativa) no caso de homicídio culposo e lesão corporal culposa provocada por motorista sob o efeito de álcool ou drogas. O crime é considerado culposo quando é não intencional.

Atualmente, segundo o Código Penal, as penas de prisão podem ser substituídas por penas alternativas em caso de crimes culposos, independentemente da sentença.

Autor do Projeto de Lei 600/19, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), afirma que a legislação sentencia apenas a família da vítima, que, além da dor da perda de entes queridos, precisa lidar com a impunidade.

“Queremos que os referidos autores passem ao menos um período mínimo na prisão, como um preso comum, ainda que no regime semiaberto ou aberto. A prisão tem um evidente potencial dissuasório e não vemos por que não a utilizar, quando necessário”, disse.

Tramitação

O texto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

 

(*) Com informações da Agência Câmara.