Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

Registro para criação de partido de Bolsonaro é oficializado em Brasília

Após o registro, o grupo precisará criar um CNPJ e aí, então, protocolar o pedido de registro junto ao TSE. Esse processo deve começar semana que vem

Registro para criação de partido de Bolsonaro é oficializado em Brasília

O registro para criação do novo partido de Jair Bolsonaro, Aliança Pelo Brasil, foi oficializado, nesta quinta-feira, 05, em Brasília. O documento é um dos passos iniciais para a família Bolsonaro tentar criar a nova sigla.

Após o registro em cartório, o grupo precisará criar um CNPJ e aí, então, protocolar o pedido de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse processo deve acontecer na semana que vem. A partir daí abre-se prazo de dois anos para coletar cerca de 500 mil assinaturas distribuídas em nove estados do país.

“Acredito que vamos chegar a 1 milhão de assinaturas até março. Vamos ter mais do que o dobro do que precisamos. O receio é com os prazos da Justiça Eleitoral, não há braço para checagem de assinaturas”, disse o advogado Admar Gonzaga.

O registro foi protocolado ontem pelo advogado e secretário-geral da comissão provisória do APB, Admar Gonzaga junto ao 2º Ofício de Registro Civil de Brasília (DF). A conferência de assinaturas, estatuto e atas para intenção de criar a sigla foram oficializadas hoje.

“Ao longo do período para criação, cada lote de assinaturas que levarmos para os cartórios, os técnicos têm 15 dias para conferir e lança-las no sistema do TSE.

E sabemos que a estrutura tem dificuldades para isso”, disse Gonzaga, que é ex-ministro do TSE. A aposta de Bolsonaro e seus apoiadores está em conseguir assinaturas digitais, o que, afirmam, poderia facilitar a coleta de apoio.

 

(*) Com informações do site UOL