Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Reunião extraordinária da CPI da Saúde acontece nesta quarta-feira

São alvos da investigação: o atual governador Wilson Lima, ex-governadores Omar Aziz, José Melo, David Almeida e Amazonino Mendes.

Reunião extraordinária da CPI da Saúde acontece nesta quarta-feira

Foto: divulgação

O grupo da chamada “CPI da Saúde”, instaurada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para investigar os gastos de dinheiro público na pasta da saúde no Estado, devem se reunir, em caráter extraordinário, nesta quarta-feira, 20. A informação é do presidente da comissão, deputado Delegado Péricles (PSL), por meio de assessoria. 

De acordo com o parlamentar, a primeira reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, em ambiente virtual, mas não foi transmitida. Já os próximos encontros devem ser transmitidos pela plataforma digital da Casa Legislativa. 

“Exceto reuniões de caráter sigiloso, todas as outras serão transmitidas. A justificativa para isso é a mesma que motivou a CPI: a necessidade de transparência na conduta diante do que é público, prezando pela técnica e conduta ética necessárias neste momento”, afirmou.

Ainda segundo Péricles, na primeira reunião do grupo foi ratificado os nomes e cargos dos membros titulares e suplentes da comissão, assim como a data das reuniões e formato de apresentação de requerimentos ou convite de pessoas. 

“Estaremos reunidos todas as segundas e sextas-feiras, às 9h, em ambiente virtual. Aprovamos hoje o manual de procedimento e a partir de hoje já abrimos para recebimento de requerimentos que pautarão as investigações a partir de agora. Nossa missão é prezar pela transparência dos atos desta comissão”, explicou.

CPI da Saúde 

A Comissão presidida por Péricles, responsável pela apresentação da proposta, conseguiu as oito assinaturas necessárias para sua abertura e foi instaurada no último dia 14, na Assembleia Legislativa. 

A composição segue com  o relator, o deputado Fausto Jr e membros os parlamentares Saullo Vianna, Felipe Souza e Wilker Barreto.  São suplentes da comissão a deputada Joana Darc (PL) e o deputado Serafim Correa (PSB).

Juntos, eles vão tentar descobrir os desvios de dinheiro público na gestão da Saúde no Governo do Amazonas nos últimos nove anos, e quais foram os impactos na prestação dos serviços, principalmente em meio a pandemia do novo coronavírus, por conta do desvio revelados na Operação Maus Caminhos.

São alvos da investigação: o atual governador Wilson Lima (PSC), ex-governadores Omar Aziz (PSD), José Melo (sem partido), David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos).