Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Sessão de votação orçamentária do Estado começa conturbada na Assembleia Legislativa

Antepenúltima sessão do ano começou quente com os deputados de oposição questionando a condução da sessão pelo deputado Josué Neto

Sessão de votação orçamentária do Estado começa conturbada na Assembleia Legislativa

Deputado Wilker Barreto questionou o presidente da Aleam, Josué Neto sobre a ordem dos pronunciamentos. (Foto: Márcio Silva/Amazonas1

Os deputados de oposição Wilker Barreto e Dermilson Chagas, que tiveram as emendas individuais derrubadas no Projeto de Lei do Orçamento do Estado do Amazonas para 2020, reclamaram no início da manhã desta quarta-feira, 18, que estão sendo censurados durante o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa (Aleam)

Na antepenúltima sessão do ano legislativo os deputados irão votar, pelo menos, 72 projetos incluída a Lei Orçamentária Anual (LOA) que estima em R$ 18,9 bilhões ao orçamento do Estado para 2020.

Rusga

A abertura da sessão desta quarta foi feita pela vice-presidente da ALE-AM, Alessandra Campêlo.

“O regimento nesta casa é atropelado ao bem prazer. A oposição inscrita desde cedo e só fala a situação da base do governo. Não consigo falar senhor presidente. Isso é cerceamento do nosso mandato”, disparou Wilker Barreto.

“Falou toda a base do governo e quando chega a oposição não podemos. Fui cerceado do meu direito e isso está virando rotina nesta Casa. Isso é grotesco e cria uma antipatia muito grande numa Casa democrática que respeita o Regimento Interno”, reclamou Dermilson.

Tão logo assumiu a Mesa Diretora, o presidente Josué Neto se apressou em jogar água fria na fervura.

“Garanto a todos os deputados que após a sessão especial todos os inscritos no Pequeno Expediente terão seu direito a fala garantidos para abrir os debates, inclusive, para deliberarmos os 72 projetos previstos para hoje”, disse.

Festa

A sessão na Aleam está suspensa para a realização da entrega de Medalha Ruy Araújo ao desembargador Elci Simões, irmão do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).