Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Deputado Sinésio Campos volta a conduzir Parlamento Amazônico

Essa é a terceira vez que o deputado do Amazonas é eleito presidente da entidade, que reúne 252 parlamentares dos nove Estados da Amazônia Legal

Deputado Sinésio Campos volta a conduzir Parlamento Amazônico

Eleição da nova diretoria aconteceu na sexta-feira, 20, em Manaus (Foto: Aleam)

O deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) foi eleito, pela terceira vez, presidente do Parlamento Amazônico. A eleição aconteceu na sexta-feira, 20, durante assembleia geral do órgão, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O mandato é de 2 anos, para o biênio 2019-2020.

“Isso demonstra a unidade do grupo e reforça a nossa luta pelas pautas da Amazônia, pois cada estado tem suas particularidades”, disse Sinésio, após ser reconduzido ao cargo.

Além de Sinésio, a chapa eleita é composta pelos parlamentares: Edna Auzier (PSD-AP), 1ª Vice-Presidente; Gabriel Picanço (Republicanos – RR), 2º Vice-Presidente; Wellington do Curso (PSDB-MA), 3º Vice-presidente; Kadmiel Bonfim (PSDB- AC), 4º Vice-presidente; Fausto Junior (PV-AM), Tesoureiro; Therezinha Ruiz (PSDB-AM), Secretária-Geral; Marcelo Cruz (PTB- RO), 1º Secretário; Zezinho Tupinambá (PSC-AP), 2º Secretário; Olintho Neto (PSDB-TO).

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB-MA), presidente anterior a Sinésio, conduziu os trabalhos e falou sobre os desafios a serem enfrentados pelo sucessor. “Temos um problema permanente com relação ao desmatamento e um tema que se avoluma a cada ano, que são as queimadas, que atingem além da Amazônia, também o Cerrado Brasileiro, por exemplo ”, citou.

Em discursos, os parlamentares trataram sobre temas como desmatamento, queimadas, pesquisas e imigrações. Participaram da Assembleia deputados dos estados do Amapá, Roraima, Rondônia, Maranhão, além de alguns deputados estaduais do Amazonas como Adjuto Afonso (PDT), Fausto Junior (PV), Serafim Corrêa (PSB), Carlinhos Bessa (PV), Alessandra Campêlo (MDB), Cabo Maciel (PL), Felipe Souza (Patriota), Therezinha Ruiz (PSDB), Augusto Ferraz (DEM) e Saulo Vianna (PPS).

Parlamento Amazônico

O Parlamento Amazônico é formado por 252 deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O objetivo da entidade é buscar alternativas aliando desenvolvimento sustentável, e crescimento econômico diante dos desafios vivenciados na Amazônia.