Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

STJ remarca julgamento de Lula no caso do triplex para 5 de maio

O processo começou a ser analisado pelo plenário virtual e, agora, será julgado pelo colegiado por meio de videoconferência.

STJ remarca julgamento de Lula no caso do triplex para 5 de maio

Foto: Divulgação

A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) remarcou para 5 de maio o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação no caso do apartamento tríplex em Guarujá (SP).

Por videoconferência, o colegiado deve analisar embargos de declaração para discutir a possibilidade de modificação do regime inicial de cumprimento do 8 anos e 10 meses de reclusão a que ele foi condenado.

A pena, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi estabelecida pela Turma em abril do ano passado.

O processo começou a ser julgado no plenário virtual em 22 de abril, quando é dado um prazo dentro do qual os ministros podem disponibilizar seus votos no sistema eletrônico da corte.

Porém, o julgamento foi interrompido diante do questionamento da defesa de Lula.

Os advogados alegaram que o caso foi colocado para análise pelo relator da Lava Jato no STJ, ministro Felix Fischer, sem antes ter sido incluído na pauta de julgamento, o que feriria o regimento da Corte.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o STJ deveria seguir normas do regimento para a deliberação no caso.

 

(*) Com informações do Metrópoles