Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

TCE irá inspecionar gastos da Susam com a pandemia de Covid-19

Conselheiro presidente do TCE-AM, Mario de Mello, afirmou que a inspeção busca evitar danos ao orçamento público

TCE irá inspecionar gastos da Susam com a pandemia de Covid-19

Conselheiro presidente do TCE-AM, Mario de Mello. Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1.

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) aprovaram nesta quinta-feira, 23, a realização de uma inspeção extraordinária para averiguar os gastos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) com a COVID-19 e as demais ações do Governo referentes à saúde pública.

“A decisão foi unânime pelos conselheiros com divergências apenas quanto a forma da inspeção, se seria presencial ou não. Mas, ficou decidido que faremos a inspeção com a maior brevidade na tentativa não só de evitar o dano ao erário, mas de buscarmos a correta aplicação dos recursos, nesse caso, para salvar vidas no nosso Estado”, disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A inspeção extraordinária foi aprovada, por unanimidade, durante a 9ª sessão ordinária do TCE-AM – a 2ª sessão realizada no Plenário Virtual – e será coordenada pela relatora das contas da Susam no biênio 2020/2021, conselheira Yara Lins dos Santos.

“Vamos nos debruçar nos documentos e dados coletados para, na próxima sessão do Tribunal, apresentar um relatório da inspeção extraordinária e contribuirmos com a efetiva aplicação dos recursos públicos, especialmente na Saúde, no Amazonas”, afirmou a conselheira Yara Lins dos Santos.

Investigação ampla

Ao votar pela inspeção, o conselheiro Ari Moutinho Júnior sugeriu uma investigação mais ampla, que envolva o atraso dos pagamento de salários de servidores da Saúde. O conselheiro Érico Desterro sugeriu que fossem considerados os documentos gerados na inspeção do Conselho Regional de Medicina e do Ministério Público do Estado, que analisou respiradores e outros itens adquiridos neste período de pandemia. Já o conselheiro Júlio Pinheiro defendeu a inspeção in loco nos hospitais.

A conselheira Yara Lins dos Santos revelou, ainda, que solicitou informações à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e à Prefeitura de Manaus sobre os atendimentos nas unidades de atenção básica do município.

 

(*) Com informações da assessoria