Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

TRF-1 tem maioria para manter absolvição de Temer em processo ligado à gravação de Joesley

O ex-presidente é acusado de tentar atrapalhar investigações da Lava Jato que envolviam o ex-doleiro Lúcio Funaro e o ex-deputado Eduardo Cunha

TRF-1 tem maioria para manter absolvição de Temer em processo ligado à gravação de Joesley

Divulgação

A Terceira Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) formou, nesta terça-feira (25), maioria para manter a absolvição do ex-presidente Michel Temer (MDB), acusado de obstrução de Justiça no caso da gravação feita pelo empresário Joesley Batista em 2017.

Segundo a TV Globo, o julgamento foi suspenso após um pedido de vista; não há prazo para a continuidade da sessão.

Leia mais: Juiz federal absolve Temer em caso de conversa com Joesley

O TRF-1 analisa um recurso do Ministério Público Federal contra a absolvição de Temer por parte da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília.

O ex-presidente é acusado de tentar atrapalhar investigações da Lava Jato que envolviam o ex-doleiro Lúcio Funaro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Temer não respondeu sobre o caso até a publicação deste texto.

RELEMBRE O CASO

Em 2017, o empresário Joesley Batista, da JBS, gravou uma conversa com Temer, então presidente, no palácio do Jaburu. “Tem que manter isso aí, viu?”, respondeu Temer a Joesley quando o sócio da JBS mencionou que mantinha boa relação com Cunha.

De acordo com o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os dois conversavam sobre manter o silêncio de Funaro a respeito de esquemas ilícitos envolvendo o MDB.

O teor da gravação foi utilizado em acordo de delação de Batista com a PGR. Mais tarde, o próprio Janot pediu que o acordo fosse anulado por entender que Joesley havia omitido informações e utilizado a colaboração para benefício da empresa, em crime conhecido como insider trading.

 

(*) Com informações do Folhapress