Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

TSE reforça segurança para o julgamento da ação da chapa Dilma-Temer

TSE  reforça segurança para o julgamento da ação da chapa Dilma-Temer

DF - DILMA / OUTORGAS / RADIODIFUSAO - POLÍTICA - O vice-presidente Michel Temer e a presidente Dilma Rousseff participam da cerimônia de anúncio dos critérios de outorgas de radiodifusão AM para FM, no Palácio do Planalto 24/11/2015 - Foto: RENATO COSTA /FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

A Secretaria de Segurança do TSE contará com o apoio de efetivo da Polícia Militar, estação móvel da PM, Batalhão de Choque e Batalhão da ROTAM. (Foto: Renato Costa/Framephoto/ Estadão)

Na próxima terça-feira (6), será retomado no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 194358, que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. Devido à expectativa de que um grande número de pessoas circulará no prédio do Tribunal durante o julgamento, a segurança no local e nos arredores será consideravelmente reforçada.

A Secretaria de Segurança do TSE contará com o apoio de efetivo da Polícia Militar, estação móvel da PM, Batalhão de Choque e Batalhão da ROTAM. O policiamento, que começará às 8h de terça-feira, se estenderá por todo o perímetro dos prédios do TSE, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho e Embaixadas da Austrália, Reino Unido, França e Estados Unidos.

Além disso, os estacionamentos localizados ao redor do prédio do TSE serão interditados a partir da meia-noite da próxima terça e haverá retenção de veículos em dois trechos a partir das 17h.

Algumas horas antes do início do julgamento, cães farejadores farão uma varredura na área interna do Tribunal. Haverá a intensificação da inspeção nas entradas principais do prédio do TSE, especialmente no térreo e no subsolo, por meio dos equipamentos de raio-X e pórticos detectores de metais, sendo que algumas áreas internas do Tribunal terão acesso restrito.

No prédio principal, os elevadores que ficam nas extremidades (trechos 2 e 5) serão de acesso exclusivo das autoridades. Sendo assim, os servidores poderão circular apenas pelos elevadores localizados no hall.

O TSE ainda contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, que disponibilizará uma viatura para atender a qualquer eventualidade, e de uma UTI Vida, para o caso de pessoas precisarem de atendimento de emergência.

 Sessões de julgamento

O presidente da Corte Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, convocou duas sessões extraordinárias para o julgamento exclusivo da Aije 194358, além das sessões ordinárias já agendadas. Os ministros deverão se reunir a partir de terça-feira (6), às 19h. As outras sessões estão marcadas para quarta (7), às 19h, e quinta-feira (8), às 9h e às 19h. Nos três dias de julgamento, não haverá sessão administrativa.

As sessões de julgamentos serão abertas ao público, bastando se identificar na portaria para assistir, respeitando a lotação do local e a vestimenta adequada. No Plenário, que comporta 240 pessoas sentadas, serão reservados assentos para advogados e autoridades. Para fazer a identificação desses visitantes haverá reforço na segurança, bem como será instalado um detector de metais próximo à entrada do Plenário.

Todas as sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça e também pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

 Imprensa

Dentro do Plenário serão reservadas 20 cadeiras para jornalistas de veículos de imprensa previamente credenciados, que serão ocupadas por ordem de chegada. Fora do Plenário, haverá telão transmitindo a sessão com 100 cadeiras para que todos possam se acomodar confortavelmente. Haverá também televisores instalados no térreo do Tribunal, uma vez que jornalistas vão acompanhar a movimentação fora do prédio.

Fonte: TSE