Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Política

Weintraub ataca STF em vídeo de reunião de ministros: “Onze filhos da p*”

Bolsonaro cogitou legendar o vídeo da reunião de ministros, citado por Moro como prova da interferência do presidente na PF, mas desistiu

Weintraub ataca STF em vídeo de reunião de ministros: “Onze filhos da p*”

Reprodução: uol/foto: edro Ladeira/Folhapress

Jair Bolsonaro até chegou a cogitar legendar o vídeo da reunião de ministros do dia 22 de abril, citado por Sergio Moro para provar a interferência política do presidente na Polícia Federal, para divulgar e entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas desistiu dois dias depois “aconselhado” de que as imagens e as conversas teriam informações de “interesse nacional”.

Autora de “Tormenta: o governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos”, a jornalista Thaís Oyama, em sua coluna nesta sexta-feira, 08, afirma no entanto que o vídeo pode acirrar ainda mais os ânimos na relação entre o governo Bolsonaro e o STF.

Nos minutos finais do vídeo, segundo a jornalista, cabe ao ministro da Educação, Abraham Weintraub dar o tom sobre o que o governo pensa da corte suprema: “Onze filhos da puta”, teria dito o ministro.

Além das críticas ao STF, a reunião traz ainda uma coleção de palavrões e conversas sobre assuntos mantidos a sete chaves por Bolsonaro, como a negociata com parlamentares do centrão para montar a base de apoio no Congresso.

Bolsonaro também abre o encontro com os ministros dirigindo palavras pouco diplomáticas em relação à China sobre a pandemia do coronavírus, o que pode aprofundar ainda mais o desgaste com o principal parceiro comercial do Brasil.

 

(*) Com informações da Forum