Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Wilson Lima vai se reunir com ministro Sergio Moro nesta terça

O encontro está marcado para as 15h, horário de Brasília

Wilson Lima vai se reunir com ministro Sergio Moro nesta terça

Wilson Lima tem reunião com ministro. Foto: Arquivo Amazonas1

O governador Wilson Lima, que está em Brasília (DF) para uma reunião com governadores, confirmou na manhã desta terça-feira, 11, que irá se reunir com o ministro Sergio Moro, para tratar sobre a segurança pública do Amazonas. O encontro está marcado para as 15h, horário da capital federal.

A informação foi confirmada pelo governador em entrevista a uma rádio local, na manhã desta terça-feira, em sua primeira entrevista após episódios da noite dessa segunda feira, 10, envolvendo a briga pelo tráfico de drogas na capital amazonense.

Durante a entrevista, Wilson Lima destacou os trabalhos da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). 

Conforme o chefe do Executivo estadual, desde o final do ano passado e início deste ano, o Governo tem imprimido um ritmo forte no sufocamento ao tráfico em Manaus que, segundo ele, responde por, pelo menos, 80% dos homicídios que têm acontecido na capital.

“E essas situações que têm acontecido é uma reação a esse nosso trabalho”, disse.

Com o objetivo de se antecipar a qualquer tipo de distúrbio provocado por criminosos, ainda na noite dessa segunda-feira, o Governo do Amazonas instalou um Gabinete de Crise da Segurança Pública, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança (SSP-AM), que colocou todo o sistema de segurança em alerta, seja nas ruas ou nas cadeias.

“Tomamos algumas medidas, principalmente, no sistema prisional para evitar qualquer intercorrência. Ontem, diante dessas movimentações que nós já havíamos acompanhando, motamos um Gabinete de Crise e estamos atentos a tudo o que está acontecendo”, destacou o Wilson Lima.

Morte de detento

Sobre a morte de um detento no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na noite dessa segunda-feira, 10, que teria acontecido após uma briga com outros três presos, o governador não confirmou que o episódio tenha alguma ligação com o tráfico de drogas.

“A informação que nós temos é de um desentendimento entre três internos que resultou na morte de um deles por asfixia mecânica, ou seja, enforcamento”, relatou.

Ainda de acordo com o governador, ainda não há necessidade de pedir apoio da força nacional para o combate às ações criminosas e nem da transferência dos internos para presídios federais.

“Mas, vou relatar essa situação de tudo isso e todas as ações que nós estamos implementando no Estado do Amazonas com relação ao tráfico de drogas e não descartamos a possibilidade de, lá na frente, isso poder acontecer de fazermos um pedido mais efetivo ao ministro Sérgio Moro para ajudar nesse combate ao tráfico de drogas”, finalizou.