Produção do Amazonas cresce 132,8% em abril deste ano na comparação com 2020

O avanço fora do comum foi impulsionado pelo baixo desempenho da produção local em 2020, que sofreu paralisações no setor devido às restrições para conter o avanço da covid-19
Hellen Miranda – Portal AM1
• Publicado em 09 de junho de 2021 – 17:00
Foto: Marcio Silva

MANAUS/AM- A produção industrial do Amazonas registrou em abril deste ano, uma alta expressiva de 132 % frente a igual mês de 2020. O avanço fora do comum foi impulsionado pelo baixo desempenho da produção local em 2020, que sofreu paralisações no setor devido às restrições para conter o avanço da covid-19.

Com o indicador, o estado apresentou o melhor avanço do país e taxa acima da média nacional, de 34,7%. O setor também teve bom desempenho na comparação com o mês de março, com crescimento de 1,9%. Já no acumulado do ano, a expansão foi de 17,2% e de 4,4%, nos últimos doze meses. 

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

“Apesar dos índices, ainda é cedo para afirmar que de agora em diante a indústria local irá crescer, pois ainda estamos comparando a produção atual com o fraco desempenho dos meses iniciais de 2020, em razão das medidas de restrição para conter a covid-19 no estado”, avalia o supervisor do IBGE, Adjalma Jacques.

Por segmento

Conforme o IBGE, com a expansão em abril deste ano frente a 2020, o setor registrou aumento na produção em oito quatro das dez atividades pesquisadas no estado.

A fabricação de outros equipamentos de transporte – motocicletas e suas peças (13641,1%) e de máquinas e equipamentos (322,3%) exerceram as contribuições positivas e apresentaram os melhores índices.

Apenas as atividades de impressão e reprodução de DVDs e discos (-48,6%) e a Indústria extrativa – óleo bruto de petróleo (-3,5%), tiveram resultado negativo no período.

Produção do Amazonas cresce 132,8% em abril deste ano na comparação com 2020

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap