Manaus, 3 de julho de 2024
×
Manaus, 3 de julho de 2024

Política

7 de setembro: TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens em campanha

A decisão, em caráter liminar, atende parcialmente ao pedido da coligação Brasil da Esperança - que abrange 10 partidos.

7 de setembro: TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens em campanha

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, por meio do ministro Benedito Gonçalves, que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), deixe de usar na campanha eleitoral imagens do 7 de Setembro.

A decisão, em caráter liminar, atende parcialmente ao pedido da coligação Brasil da Esperança – PT, PV, PCdob, PSOL, Rede, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros – que acusou o presidente de transformar as solenidades do Dia da Independência em comício eleitoral.

A determinação revela: “O uso de imagens da celebração oficial na propaganda eleitoral é tendente a ferir a isonomia, pois utiliza a atuação do chefe de Estado, em ocasião inacessível a qualquer dos demais competidores, para projetar a imagem do candidato e fazer crer que a presença de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, com a finalidade de comemorar a data cívica, seria fruto de mobilização eleitoral em apoio ao candidato à reeleição”, diz o documento.

Leia mais: Campanha de Lula pede quebra de sigilo de Bolsonaro em atos do 7 de Setembro

INVESTIGAÇÃO

A ação, cita o suposto cometimento de abuso de poder político e econômico na realização de atos de campanha eleitoral durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e pede a cassação dos registros de candidatura ou a declaração de inelegibilidade ao final do processo. Para mais informações clique no link.

(*) Com Informações do Site Metrópoles