Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Brasil

Idosa reage bem a tratamento após visita de pet no hospital

A reação da paciente foi gravada pela equipe do Hospital. Hilda, de 84 anos, disse que sentia muita saudade da companheira

Idosa reage bem a tratamento após visita de pet no hospital

Pata Amiga-Foto: Divulgação/PUCRS

PORTO ALEGRE – Uma mulher de 84 anos, internada há dois meses, teve uma surpresa ao receber a visita de Marula, sua cachorrinha, em Porto Alegre.

A reação da paciente foi gravada pela equipe do Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e divulgadas no sábado (20). Deitada, inicialmente séria, ela abre um largo sorriso e bate palmas ao perceber que a visitante entra no quarto, em uma caixinha de transporte.

A cadela logo é colocada na cama, com a tutora, e fica ‘deitadinha’ ao lado dela enquanto recebe carinhos.

Hilda Grave mora sozinha com Marula. Em uma conversa com a equipe do hospital, disse que sentia saudade da companheira.

Foi, então, que entrou em ação o projeto Pata Amiga, que existe na unidade desde 2019 e permite a interação de pacientes e pets, cumprindo protocolos de higiene e segurança para ambos.

A idosa está internada em uma ala não-Covid, mas seu estado de saúde não foi informado. No entanto, segundo a enfermeira Roberta Marco, coordenadora do Projeto Pata Amiga, se percebe que ela ficou mais tranquila após a visita.

É comprovado o benefício dos animais na saúde das pessoas. Há hospitais no país que permitem a visita de pets aos pacientes, dentro das normas de segurança. Outros aceitam presença de cães terapeutas, que infelizmente foi um dos serviço afetado pela pandemia.

(*)Com informações da Folhapress