Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Pedido de cassação de Adail Filho é protocolado por eleitor de Coari

O requerimento foi apresentado nesta terça-feira, 1º, na Câmara Municipal de Coari que deverá analisar e votar no pedido de cassação

Pedido de cassação de Adail Filho é protocolado por eleitor de Coari

Morador do município de Coari, o eleitor Samuel Hilton Marinho Nunes protocolizou nesta terça-feira, 1º, uma denúncia com pedido de afastamento e cassação dos mandatos do prefeito da cidade, Adail Filho, e do presidente da Câmara Municipal de Coari, Keitton Pinheiro, ambos do PP, por quebra do decoro no exercício de ambos os cargos. O pedido foi apresentado ao Legislativo municipal.

No documento, Samuel Nunes pede ainda que os dois gestores sejam afastados dos cargos por um período de 90 dias até apresentação do parecer final. Adail Filho e Keitton Pinheiro estão em prisão temporária que foi prorrogada por mais cinco dias, pela Operação Patrinus, que investiga um esquema que desviou R$ 100 milhões do município.

Questionado se ele teve apoio de outros moradores do município de Coari, Samuel Hilton Marinho denunciante falou.

Olha, muita gente queria está no meu lugar, fazendo isso mais têm medo de represálias por se tratar de uma cidade relativamente pequena.

Sobre represálias Samuel afirma temer sim, mas a vontade de justiça é maior disse após decisão de hoje.  

“Eu tenho um filho de 5 anos e meu maior medo é imaginar, qual Coari deixarei pra ele se por acaso eu não fizer nada hoje. Futuramente quando ele ler sobre esses fatos e me perguntar o que eu fiz contra tudo isso, e eu responder que nada, seria como eu mesmo me dá um tapa na cara.”

“Não quero que achem que persigo ‘A’ ou ‘B’, o que quero é uma Coari próspera e livre, para que futuramente meu filho possa se orgulhar da cidade que vive”, finalizou.

Em caso de aprovação da denúncia, será iniciado o processo de cassação do mandato do prefeito e do vereador com a formação de uma Comissão Processante (CP). Como a denúncia não foi feita por vereadores, os 15 parlamentares da Câmara municipal estarão aptos a votar.

No decorrer do processo, o presidente da comissão deverá notificar os denunciados em até 5 dias com a cópia da denúncia para que, em até dez dias, os dois apresentem suas defesas no âmbito do processo.