MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Após chegada do Talibã, presidente afegão diz que deixou o país para evitar derramamento de sangue

Uma das principais preocupações da comunidade internacional é que afegãos que interagiram com as forças dos EUA nos 20 anos de ocupação americana sejam punidos pelo Talibã
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 15 de agosto de 2021 – 16:02

O presidente afegão Ashraf Ghani disse no domingo que deixou o país para evitar derramamento de sangue, no momento em que o Talibã ocupa a capital, Cabul, e invadiu o palácio presidencial em Cabul.

Ghani saiu para evitar confrontos com o Talibã que colocariam em perigo milhões de residentes de Cabul, disse ele em um post no Facebook – seus primeiros comentários desde que deixou o país.

Ele não revelou detalhes sobre sua localização atual.

Retomada

Em movimento já esperado, o Talibã chegou neste domingo, 15, à capital do Afeganistão, Cabul, após dias conquistando cidades no entorno diante da retirada das tropas dos Estados Unidos.

Um porta-voz do grupo declarou que o Talibã tenta convencer o governo afegão a optar “por uma rendição pacífica”.

Leia também: Terremoto de magnitude 7,2 no Haiti deixa ao menos 227 mortos, diz Defesa Civil

O grupo afirma que não pretende buscar vingança e que “todos os que serviram ao governo e aos militares serão perdoados”. Uma das principais preocupações da comunidade internacional é que afegãos que interagiram com as forças dos EUA nos 20 anos de ocupação americana sejam punidos pelo Talibã. Países como o Canadá já passaram a oferecer programa de asilo aos afegãos.

A expectativa é que o governo do Afeganistão caia rapidamente após o cerco a Cabul. O ministro do Interior, Abdul Sattar Mirzakwal, divulgou vídeo afirmando que não haverá ataques e que será feita uma “transferência pacífica de poder”.

*Com informações da Exame

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap