Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Ministério da Saúde não garante novas doses de vacina para Manaus nesta semana

Ministério da Saúde não garante novas doses de vacina para Manaus nesta semana

MANAUS (AM) Após grandes propagandas e festas em comemoração ao avanço da vacinação na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus voltou atrás e anunciou a paralisação da vacinação em primeira dose contra covid-19 por falta de vacinas suficientes para a população vacinável.

A alteração no cronograma e os erros de logística na campanha evidenciam o interesse do prefeito David Almeida (Avante) em usar a vacinação como publicidade pessoal. Em nota enviada com exclusividade ao Portal Amazonas1, o Ministério da Saúde informa que não tem como garantir a reposição dos estoques nesta semana, como foi divulgado pela Semsa.

Desde o início do cronograma de vacinação, o prefeito David Almeida realizou diversas celebrações. No último dia 19 de junho, por exemplo, David comemorou, com festa, balões e fogos de artifício, a marca de 1 milhão de pessoas vacinadas em Manaus. Menos de um mês depois, anuncia que as vacinas acabaram e que a população ficará três dias sem a campanha. Vale lembrar que desse total de pessoas vacinadas, pouco mais de 300 mil foram imunizadas de fato, ou seja, receberam as duas doses.

Na última quinta-feira (8), David anunciou a imunização para pessoas acima de 20 anos. Na sexta, os pontos de vacinação ficaram lotados e apesar de o horário ser estendido até às 18h, não teve imunizante suficiente para todo o público. Logo depois, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou que a vacinação contra covid-19 não iria ocorrer nos fins de semana e retornaria na segunda. Já no sábado (10), a pasta anunciou que o cronograma estaria suspenso na até quarta-feira (14).

Leia mais: Especialistas afirmam que David usa vacinação para ‘publicidade pessoal’

Para o infectologista Nelson Barbosa, houve falhas no planejamento da prefeitura uma vez que o pais passa por dificuldade de adquirir imunizantes para avançar na vacinação.

“O ideal é que não houvesse esse contratempo, pois, a vacinação é fundamental na pandemia que estamos vivendo, se a população não for vacinada mais pessoas ficam desprotegidas. Logo, fica claro que houve falha da prefeitura no planejamento da vacina, pois se o órgão é ciente que não tem doses suficientes, o prefeito não deveria estender a vacinação para um público tão grande. O próprio governo federal já sinalizou que está com dificuldade de comprar vacinas para todos os estados, com isso, é fundamental que o prefeito tenha uma comunicação com o governo, para que erros como este não ocorram”, explicou.

Apesar de a Semsa informar que as vacinas devem chegar nos próximos dias, o Ministério da Saúde informou que não há previsão ou garantia que Manaus receberá as doses disponíveis para distribuição.

“O Ministério da Saúde informa que, para concretizar a distribuição semanal de vacinas, o planejamento e a estratégia de imunização são pactuados entre União, estados e municípios no menor tempo possível. Após essa reunião tripartite, é definido o quantitativo para cada estado e Distrito Federal.”

Após a entrega dos imunizantes pelos laboratórios, eles passam por um controle de qualidade rigoroso, contagem e rotulagem no Centro de Distribuição Logístico, em Guarulhos/SP. Quando as doses são liberadas para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas, em uma operação logística complexa e realizada em tempo recorde.’

Questionada pela equipe de reportagem, a pasta municipal não se pronunciou sobre os transtornos da paralisação. O Portal Amazonas1 destaca que o espaço está aberto para esclarecimentos.

Indignação

Nos últimos meses, David tem se apropriado da vacinação para promover sua imagem pessoal, desenvolvendo até mesmo um slogan: “Onde tem prefeitura, tem vacina”. No entanto, a população não parece estar convencida da propaganda.

Com a paralisação, vários internautas criticaram a decisão da prefeitura nas redes sociais da Semsa. Entre as críticas estão o horário comercial da vacinação, baixa quantidade de postos e falta de informação do Executivo.

Confira:

Foto: Divulgação

Publicidade pessoal

Com diversões conflitos de gestão e investigações que podem prejudicar sua imagem, David Almeida apostou na vacinação para camuflar os escândalos ocorridos em janeiro, no início da vacinação, conforme explicou o cientista político Helso Ribeiro.

“A gestão do prefeito começou sendo alvo de escândalos, em menos de um mês, a população pedia o impeachment de David Almeida devido ao suposto caso de fura-filas da vacina – uma situação nunca vista antes. Então, acredito que o governo do David tenta utilizar os ‘louros’ da imunização para beneficiar sua gestão, assim como sua imagem”, ressaltou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais:Facebook, Instagram e Twitter.