Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Manifestantes pedem retorno de líderes presos da FDN para o Amazonas

Manifestantes pedem retorno de líderes presos da FDN para o Amazonas

Um grupo expressivo de manifestantes tomou conta das vias do entorno do Fórum Henoch Reis, São Francisco, zona Centro-Sul da capital, no início da tarde desta quarta-feira, 9.

(Foto: Reprodução)

 

Com faixas e apitos, eles pediam o retorno de João Pinto Carioca, o “João Branco” e José Roberto Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”, da Família do Norte (FDN), presos por tráfico de drogas e que cumprem pena em presídios fora de Manaus.

Pais de alunos de uma escola próxima ao fórum reclamaram do trânsito no entorno, que  ficou comprometido entre 12h e 12h30. Mas de acordo com informações da Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável pela área, a manifestação foi pacífica.

A dona de casa Lucy Marques, que passou no local no momento do protesto, ficou indignada com a manifestação. “É um absurdo isso. Eles foram condenados por crimes sérios, entendo os familiares e amigos, mas para criminosos perigosos como ele não têm como ficar nos presídios do Amazonas”, disse.

Os simpatizantes de João Branco e Zé Roberto presentes no protesto seguravam faixas : “Queremos reinvidicar que nosso irmão venha cumprir a pena no nosso Estado”e “Mano João Branco e Mano Zér Roberto estamos esperando. Sua casa é aqui”.

O Amazonas1 aguarda posicionamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária a respeito do ato.

Presídios fora do Amazonas

Condenado a 30 anos de prisão e dois meses em regime fechado, João Branco cumpre pena no presídio de Catanduvas, estado do Paraná.

Zé Roberto, apontado como um dos autores do “massacre do Compaj”, chacina que chocou o Amazonas em janeiro de 2017, encontra-se preso em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.