Manaus, 2 de junho de 2024
×
Manaus, 2 de junho de 2024

Cenário

Em 2020, Lula quer candidaturas próprias do PT nas capitais

Em 2020, Lula quer candidaturas próprias do PT nas capitais

Lula e José Ricardo: luta por candidatura própria contraria setores do PT (Reprodução/Facebook)

Um dos assuntos mais reproduzidos nos sites de notícias nacionais, o ‘cabo de guerra’ entre setores do PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá conta de que não há um consenso interno sobre as definições para as eleições municipais.

Segundo reportagem do jornal O Globo desta segunda-feira, 28, o ex-presidente segue a linha de articulação eleitoral para 2020, na  contramão de parte expressiva do Partido dos Trabalhadores. Lula trabalha a estratégia de fortalecimento da legenda nas eleições municipais, enquanto aguarda as decisões da Justiça que podem tirá-lo da prisão.

Além de tentar recuperar o espaço que a sigla perdeu nos últimos anos, o ex-presidente busca transformar a disputa eleitoral em uma espécie de “plebiscito” sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Reflexo

Enquanto a maioria das correntes internas do PT busca uma frente ampla de esquerda para ceder espaço a aliados, Lula quer o partido com candidaturas próprias. A indefinição reproduz o conflito do partido em torno do deputado federal José Ricardo na disputa pela prefeitura.

‘Rachadinha’

A Justiça Federal do Distrito Federal condenou o ex-secretário parlamentar do deputado federal Silas Câmara, Raimundo Gomes, pela prática da ‘rachadinha’ – cobrar dos funcionários do gabinete a devolução de parte dos salários.

No semiaberto

A pena para a prática do crime é de quatro anos e cinco meses em regime semiaberto, além de multas, custas e despesas processuais. Silas Câmara responde ao mesmo processo no Supremo Tribunal Federal.

Em campanha?

O vereador Robson da Silva, o ‘Raulzinho’ (Democratas), busca alternativas para aparecer no ano pré-eleitoral. No último fim de semana, ele se fantasiou de Superman e dançou funk em um evento comunitário.

Viralizou

Se o objetivo foi eleitoral ou não, o assunto ficou entre os mais comentados das redes sociais em Manaus. Para tentar se explicar aos conservadores que reprovaram as imagens, o vereador disse que, há muito tempo, possui um projeto social que leva “alegria aos bairros”.

Acesse a primeira parte da Coluna Cenário desta terça-feira, 29

(*) Publicada, simultaneamente, na Coluna Claro&Escuro do Jornal Diário do Amazonas