
O Projeto de Lei (PL) é de autoria do vereador Fred Mota (PR). (Foto: Reprodução/Internet)
Agora, é obrigatório o uso de álcool em gel nas praças de alimentação da capital do Amazonas. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, sancionou ontem, 02, o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Fred Mota (PR), que determina a obrigatoriedade de álcool gel nas praças de alimentação dos shoppings centers e centros comerciais.

O Projeto de Lei (PL) é de autoria do vereador Fred Mota (PR). (Foto: Reprodução/Internet)
De acordo com o PL do parlamentar, as praças de alimentação devem a partir de agora, dispor de um recipiente a cada 200 metros em toda extensão, para facilitar a higienização e evitar a propagação de doenças.
“Um dos princípios básicos de higiene é o de lavar as mãos antes das refeições. No entanto, no caso deste procedimento ter sido relegado, a facilidade de acesso ao álcool em gel nas praças de alimentação permitirá que se alcance a redução adequada de germes nas mãos das pessoas”, disse Fred Mota.
O vereador também destacou, que em contato com a pele, o produto (álcool em gel), alcança a eliminação da quase totalidade dos germes e será disponibilizado um recipiente.
“Esta medida simples contribuirá, em muito, para que se reduza o número de episódios de diarréia, por diversos microrganismos bastante encontrados nas mãos, ou, de doenças como a influenza, de transmissão respiratória. Julgamos que este é um meio bastante prático de impedir a transmissão de germes patogênicos e de evitar a exposição dos demais usuários das praças de alimentação”, esclarece o parlamentar.
O descumprimento
O descumprimento dos shoppings na instalação do álcool em gel nas praças de alimentação, caracterizará em infração com base na Lei 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal, estabelecendo as sanções respectivas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.