Manaus, 4 de julho de 2024
×
Manaus, 4 de julho de 2024

Política

Senador diz que ministros irão agilizar PPBs da Zona Franca

Senador diz que ministros irão agilizar PPBs da Zona Franca

Omar Aziz/Divulgação

Da Redação

O Senador Omar Aziz (PSD-AM) informou, nesta quinta-feira, que articulou a reunião que chamou de “históricam entre os ministros da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, e o da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, no início da tarde, em Brasília. Segundo ele, o resultado do encontro foi a criação de um Grupo de Trabalho, que será formado por técnicos dos dois ministérios e representantes do governo do Amazonas, para acelerar a aprovação de Processos Produtivos Básicos (PPBs) do Polo Industrial de Manaus (PIM)

Os PPBs são cobrados pelo Governo Federal para a concessão de incentivos fiscais para indústrias interessadas em se instalar na Zona Franca de Manaus (ZFM), para garantir percentuais de produção local e empregos nos projetos. A aprovação mais célere deve incentivar a instalação de novas indústrias e gerar mais empregos ao PIM.

“Houve uma interlocução verdadeira e uma boa vontade dos dois ministros. É uma questão técnica e que vai ganhar celeridade. Hoje, com as dificuldades da economia brasileira, muitas vezes estamos perdendo dinheiro por causa desta burocracia, desta demora. A gente espera que, com isso, possa gerar mais oportunidades ao povo amazonense”, informou Omar, via assessoria.

Segundo o senador, para o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, a criação do grupo de trabalho vai facilitar e agilizar o processo de liberação dos PPBs. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é vinculada a este ministério. O ministro informou que “é importante registrar que, em 2016, 65% dos PPBs aprovados no País foram para a Zona Franca de Manaus e isso agora vai ser mais célere. Vamos fazer o máximo esforço possível para que este prazo (de 120 dias) seja cumprido”.

O ministro Gilberto Kassab avaliou como importante a criação do grupo de trabalho. “No serviço público, as coisas não andam sem uma referência objetiva. Agora teremos uma referência, que será o secretário José Jorge. Ele vai fazer a interlocução permanente e acredito que vai atingir o objetivo de dar celeridade na aprovação dos projetos”, disse, em nota distribuída pela assessoria de imprensa de Omar.