Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cidades

Vereadores de Manaus mantêm veto ao projeto que prevê sanitização em ambientes urbanos

A higienização de espaços públicos já está sendo realizada em municípios como Parintins e Itacoatiara como prevenção à covid-19

Vereadores de Manaus mantêm veto ao projeto que prevê sanitização em ambientes urbanos

Foto: Marcio Silva - Portal Amazonas1

O veto total ao Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação do processo de sanitização em ambientes de Manaus foi mantido nesta terça-feira, 23, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A votação foi unânime e teve como fundamento principal, a manifestação apresentada pelo Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), indicando que o “modelo proposto não dispõe de evidências que comprovem eficácia em evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas”.

Autor do projeto, o vereador Diego Afonso (PSL) ainda tentou argumentar, ao se referir a capitais como Florianópolis, que em locais onde a sanitização é realizada com sucesso, nos espaços públicos, resultados positivos são estabelecidos.

A proposta de uma indicação sobre o assunto, em vez de um PL, também foi cogitada, mas logo foi descartada pela Comissão, por já ter sido rejeitada anteriormente.

Equipes de secretarias de limpeza e coleta urbana de municípios do interior do estado como Parintins e Itacoatiara chegaram a realizar a sanitização e higienização.

Leia mais: Equipes de limpeza realizam higienização de praças e mercados em Parintins 

*Com informações da Câmara Municipal