(Fotos: Reprodução/Redes sociais)
Manaus (AM) – Vinte e dois cavalos já morreram no Amazonas por suspeita de intoxicação alimentar, conforme atualização desta quinta-feira (9) pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Das 22 mortes, 12 ocorreram no Haras Nilton Lins, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.
Além desses, outros 8 cavalos morreram no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital, e 2 no município de Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus.
A Dema iniciou as investigações em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). Foram coletadas amostras de alimentos consumidos pelos cavalos, perícias requisitadas e necropsias realizadas nos animais. Os laudos continuam em fase de elaboração.
Segundo o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, trata-se de uma investigação complexa, que envolve análises sobre a qualidade do feno, bem como questões relacionadas ao armazenamento, distribuição e produção do alimento.
Já foram ouvidos tratadores, proprietários dos animais e responsáveis pelos haras. O objetivo principal é esclarecer as estatísticas das mortes e evitar novos casos.
“A investigação identifica a origem dos alimentos fornecidos aos cavalos, partindo da localização de que, muito provavelmente, todos vieram de uma mesma fonte. É necessário apurar se houve negligência na produção, armazenamento ou distribuição desses alimentos, além de identificar as substâncias que causaram as mortes. Os resultados das perícias, aliados aos depoimentos colhidos, serão fundamentais para esclarecer o caso”, destacou Torres.
Equipes da PC-AM e da Adaf também visitaram locais de fornecimento de alimentos para avaliar as condições de produção e armazenamento. A prioridade da investigação é identificar a causa das mortes, prevenir novos óbitos e responsabilizar possíveis danos, caso sejam constatadas falhas ou negligência no processo.
LEIA MAIS:
- Outros dois cavalos morreram no interior do AM
- Cavalos morrem no haras Nilton Lins por suspeita de contaminação
- Número de cavalos mortos no Haras Nilton Lins sobe para nove





