Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Mundo

Há dois meses no cargo, Biden espera se candidatar à reeleição em 2024

Biden já havia se descrito como uma figura de transição. Harris, por sua vez, concorreu nas primárias democratas de 2019, mas desistiu no início de abril de 2020

Há dois meses no cargo, Biden espera se candidatar à reeleição em 2024

Foto: Divulgação

Há apenas dois meses no cargo, o presidente americano, Joe Biden, disse que espera se candidatar à reeleição em 2024, tendo a vice-presidente Kamala Harris como companheiro de chapa. Durante sua primeira sessão de perguntas e respostas com jornalistas, que durou mais de uma hora, o presidente também elogiou o progresso de seu governo no combate à pandemia, prometendo entregar 200 milhões de vacinas até o final de abril — o dobro de sua promessa anterior; reiterou que será difícil retirar todas as tropas americanas do Afeganistão até 1º de maio; e falou sobre a crise migratória na fronteira com o México.

— Meu plano é concorrer à reeleição. Essa é minha expectativa — disse Biden, 78 anos, quando questionado sobre seu futuro político. — Respeito muito o destino e não faço planos firmes com tanta antecedência. Mas realmente espero que Kamala Harris seja minha companheira de chapa. Ela está fazendo um trabalho muito bom.

Biden já havia se descrito como uma figura de transição. Harris, por sua vez, concorreu nas primárias democratas de 2019, mas desistiu no início de abril de 2020 — havia uma grande expectativa por sua candidatura em 2024. Ao ser perguntado se concorreria contra Donald Trump novamente, Biden foi evasivo: — Não tenho ideia de quem representará o Partido Republicano. Trump tomou medidas para iniciar sua própria campanha de reeleição no início de 2017, logo após assumir o cargo. Após perder para Biden, no entanto, deixou no ar seus planos para 2024, preferindo manter seus colegas republicanos — alguns dos quais se preparou para concorrer — na dúvida.

*Com informações da assessoria