
Foto: Reprodução
MANAUS, AM – Morreu, nesse domingo (13), o empresário e professor Saul Benchimol, aos 87 anos; a causa da morte ainda não foi divulgada.
Saul era filho de Isaac Benchimol, imigrante judeu, e sua família veio do Marrocos no século XIX.
O empresário era o sétimo filho de oito, e junto de seus irmãos, Samuel e Israel, fundou as empresas Bemol e Fogás. O professor nasceu no dia 14 de agosto de 1934, foi profissional de educação da Universidade do Amazonas (UA), onde atuou por 36 anos.
Além disso, ele foi membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001, ocupando a cadeira de número 11, tendo em seu currículo 109 publicações, com destaque para seu último lançamento: “A saga de um judeu na Amazônia”.
A família de Saul veio para Amazônia devido à perseguição da ”Santa Inquisição”, na época, comandada pela Igreja Católica, quando reinavam os reis católicos Isabel e Fernando – estes promoveram a expulsão de todos os judeus, inicialmente da Espanha e posteriormente de Portugal.
Deputado lamenta
Nas redes sociais, o deputado Serafim Corrêa (PSB) lamentou a morte do amigo e seu antigo professor nos anos 60.
“Muito triste com mais esta perda. Ele foi meu professor nos anos 60, nos tornamos amigos e ele foi meu conselheiro por toda a vida. Tive dele ainda na faculdade um gesto de amizade, solidariedade e coragem que jamais será esquecido”, afirmou o parlamentar.

Leia mais: Amazonprev terá pela primeira vez uma mulher no comando
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.