Dia do Conservadorismo em Manaus ( Foto: Reprodução/freepik)
Manaus (AM)- O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sancionou um projeto que institui ao calendário da cidade o “Dia do Conservadorismo”. A partir de agora, no dia 10 de março será comemorada a data de forma oficial.
A agora Lei de nº 3.087, de 3 de julho de 2023, é de autoria do vereador e conservador Raiff Matos (DC).
Segundo o parlamentar, a ideia é estimular o conhecimento sobre o conservadorismo, visando principalmente as escolas de Manaus. Ele ainda frisa que nos últimos 50 anos, a sociedade brasileira viveu sob uma forte influência de ideias marxistas e esquerdistas.
“Infelizmente, há uma doutrinação ideológica muito grande nas universidades e nas escolas. Os autores conservadores não são citados. Precisamos rever isso porque o conhecimento deve ser amplo e refletir o pensamento da maioria da sociedade”, justificou.
Raiff citou o filósofo Roger Scruton, que descreve que o conservadorismo pode ser entendido como uma filosofia de vida, que orienta a ação política, econômica e social de determinados indivíduos ou grupos. E está ligado aos valores tradicionais.
“Quando falamos de conservadorismo, estamos falando de dar voz à família, à igreja e à comunidade local, além de seus usos e costumes. Os estudantes precisam saber mais sobre esses valores e essa base fundamental da sociedade”, afirmou o vereador.
A data vai ser incluída na agenda dos departamentos municipais de Cultura e Educação. Na data, poderão ser realizados eventos sobre o Dia do Conservadorismo, por meio de debates, palestras, rodas de conversa sobre os precursores do conservadorismo e incentivo à literatura, a fim de disseminar informações e estimular o raciocínio no processo de construção do cidadão.





