Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Em mais uma pesquisa, David e Cidade se enfrentam no 2º turno

Anteriormente, quem despontava como segundo colocado no ranking da corrida eleitoral era o deputado federal Amom Mandel, que foi ultrapassado por Roberto Cidade.

Em mais uma pesquisa, David e Cidade se enfrentam no 2º turno

(Fotos: Divulgação/Assessorias/ Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – Numa reviravolta no cenário político de Manaus, mais uma pesquisa de intenção de votos coloca David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (UB) se enfrentando no segundo turno das eleições municipais deste ano. Os dados são do Instituto Pontual Pesquisas, divulgados nesta sexta-feira (13), nos quais o atual prefeito de Manaus mantém a liderança com 32,1% e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), 21,1%.

Anteriormente, quem despontava como segundo colocado na corrida eleitoral era o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que foi ultrapassado por Roberto Cidade. Mandel, agora, aparece na terceira colocação, com 15,8%, enquanto o quarto colocado, também deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL), possui 11,3% das intenções de votos.

Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) permanecem nas últimas colocações, com 5,0%, 0,2% e 0,2%, respectivamente, como mostra o gráfico abaixo. Também é importante ressaltar que mais de 67% dos manauaras já decidiram em quem vão votar em outubro.

(Instituo Pontual Pesquisas)

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024. A coleta de dados foi realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, com 1.066 entrevistados. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade.

Comparativo

Um breve comparativo na pesquisa mostra ainda a evolução da preferência pelos candidatos até o momento. No quadro apresentado pelo instituto, em 2 de agosto, David Almeida figurava com 31,5%; em 17 de agosto, 32,5% e nesta sexta-feira (13), 32,1%.

Amom Mandel era o segundo no ranking e possuía 23,2% das intenções de voto; no dia 17 de agosto, caiu para 21%, e no dia 13 de setembro, 15,8%.

Roberto Cidade tinha estagnado entre 15% entre 2 e 17 de agosto. No dia 13 de setembro, subiu abruptamente, alcançando 21,1% das intenções, tomando o lugar do segundo colocado, Amom Mandel.

O cenário para Alberto Neto não mudou muito. Antes, ele e Roberto Cidade oscilavam entre terceira e quarta colocações. Em 2 de agosto, ele possuía 10,5%; em 17 e agosto 10,1% e sem 13 de setembro 11,3%.

O mesmo aconteceu com Marcelo Ramos, que em 2 de agosto, tinha 4,5%; em 17 de agosto 4% e agora cresceu para 5%.

Wilker tinha 2,4% no dia 2 de agosto; caiu para 1,3% no dia 17 de agosto, e agora apresenta apenas 0,2%. O mesmo ocorre com o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Gilberto Vasconcelos.

Em 2 de agosto, o político não constava na lista de prefeituráveis; no dia 17 de agosto, 0,9% e agora 0,2%.

(Instituto Pontual Pesquisas)

Campanha

O crescimento de Roberto Cidade nas últimas pesquisas eleitorais pode ter sofrido um impulso devido às várias atividades de sua campanha. Assim como David Almeida, ele está marcando território em pontos estratégicos da capital do Amazonas, marcando encontros em quadras de escolas de samba, além de reuniões com lideranças e vários setores. Cidade também tem investido bastante em bandeiraços nas principais avenidas e zonas de Manaus.

Outro ponto que pode ter aumentado a visibilidade do candidato é a questão do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Ele possui quase 4 minutos devido ao seu arco de alianças com os partidos PRD, Republicanos, PSB, PMB, UB, PP e PODE.

David Almeida também tem investido na sua campanha. Ele aproveita espaços em programa de rádio e televisão para, segundo ele, mostrar resultados da sua gestão. Bandeiraços e caminhadas também compõem a lista de atividades do candidato à reeleição, além de encontros com lideranças comunitárias e religiosas.

 

LEIA MAIS: