
(Foto: Divulgação/TRE-AM)
Manaus (AM) — O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas antecipou a entrega de urnas no interior do estado. Devido à seca, helicópteros estão sendo utilizados para a realização das entregas antecipadas de urnas.
O envio das urnas, normalmente, é feito na semana da eleição. Acontece que o Amazonas vive um período de seca extrema e a realização das eleições deste ano acontece justamente no período que tende a ter a maior estiagem registrada pela Defesa Civil do Estado.
Segundo a Defesa Civil, diversas comunidades estão isoladas no Amazonas, afetando centenas de moradores que dependem do transporte fluvial como principal meio de locomoção. A situação dificulta o acesso dessas pessoas a serviços essenciais e suprimentos. A falta de transporte fluvial, o qual é o principal modal da região, agrava as condições de isolamento, comprometendo o cotidiano das comunidades.
Conforme informou o TRE-AM, neste ano, ao menos 78 locais de votação serão atendidos por helicópteros, sendo o único meio de chegar com segurança.
No último sábado (28), helicópteros levaram, em média, 20 a 30 minutos de deslocamento para as comunidades nos voos realizados pela equipe. No domingo (29), as aeronaves fizeram o transporte de urnas e de pessoal para comunidades dos municípios de Lábrea e Pauini.
Durante esta semana, o prosseguimento permanece para as seguintes comunidades.
- São Sebastião de Flores tem 665 eleitores;
- Buiuçuzinho, 170 eleitores;
- Comunidade Angelim, 124 eleitores,
- Vila Sales, 172 eleitores;
- Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Canavial, 382 eleitores;
- São Francisco da Boca do Codajás, 149 eleitores;
- Santa Maria do Igapó Grande,225 eleitores, totalizado 1.887 eleitores.
LEIA MAIS:
- Eleições 2024: saiba como consultar local de votação na internet
- Eleições 2024: candidatos têm desafio de melhorar gestão de resíduos
- Violência contra políticos nas eleições de 2024 atinge 455 casos no Brasil
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.