Manaus, 29 de setembro de 2026
×
Manaus, 29 de setembro de 2026

Cidades

Incêndio atinge prédio da Justiça Federal em Manaus e atendimento é suspenso

Fogo começou em área onde funciona posto da Caixa; imóvel foi evacuado e atendimento presencial retorna na segunda-feira (5).

Incêndio atingiu área do prédio da Justiça Federal em Manaus nesta terça-feira (29) (Foto: Reprodução)

Manaus (AM) – Um princípio de incêndio atingiu, por volta das 7h desta terça-feira (29), o Fórum Ministro Waldemar Pedrosa, prédio-sede da Justiça Federal no Amazonas, localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

O fogo começou em uma área onde funciona um posto de atendimento bancário da Caixa Econômica Federal, que ocupa parte do imóvel. O prédio abriga setores administrativos da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM) e é um dos imóveis que integram o complexo da Justiça Federal no Estado.

Fumaça foi registrada durante incêndio no prédio da Justiça Federal, no bairro Aleixo (Foto: Divulgação/PMAM)

Durante a ocorrência, o prédio foi evacuado por segurança. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado e atuou no combate às chamas, com apoio da brigada, vigilantes e policiais judiciais. Segundo informações divulgadas sobre a ocorrência, o fogo ficou concentrado em parte da área ocupada pela Caixa. A atuação inicial da equipe de segurança ajudou a evitar que as chamas se espalhassem para outras áreas do prédio.

Fumaça provoca atendimento médico

A ocorrência também gerou grande quantidade de fumaça no interior do prédio. Uma pessoa recebeu atendimento no local e foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, segundo as informações divulgadas inicialmente sobre o caso.

Equipes atuaram no combate ao incêndio no Fórum Ministro Waldemar Pedrosa (Foto: Divulgação/PMAM)

Após o controle das chamas, os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo e o imóvel passou por procedimentos de segurança. O prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), localizado em frente à Justiça Federal, também foi evacuado durante a ocorrência como medida de segurança.

Atendimento presencial suspenso

Em razão do incêndio, a Seção Judiciária do Amazonas determinou teletrabalho emergencial para os servidores entre esta terça-feira (29) e sexta-feira (2 de outubro). O atendimento presencial ficará suspenso e deverá ser retomado na segunda-feira (5).

A Diretoria do Foro também solicitou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) a suspensão dos prazos processuais em razão da ocorrência.

Vestígios do incêndio mostram objetos queimados dentro do prédio da Justiça Federal (Foto: Divulgação/PMAM)

Causas serão investigadas

As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas. Peritos deverão realizar a perícia no local para identificar como o fogo começou.

O Fórum Ministro Waldemar Pedrosa é a sede própria da Justiça Federal no Amazonas desde 1979 e recebeu esse nome em homenagem ao jurista amazonense Waldemar Pedrosa. O prédio está localizado na Avenida André Araújo, no Aleixo.

Materiais ficaram queimados após incêndio atingir prédio da Justiça Federal em Manaus (Foto: Divulgação/PMAM)

LEIA MAIS: