(Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Manaus (AM) – O diretório estadual do Partido Liberal (PL) no Amazonas divulgou nota oficial nas redes sociais em que afirma que as eleições de 2028 não estão em pauta. O documento surge após o ex-candidato Alberto Neto (PL) declarar que pretende voltar a disputar a Prefeitura de Manaus em 2028. O texto não menciona seu nome, mas, segundo leituras do cenário político, a declaração se insere nesse contexto.
A declaração foi dada em entrevista ao Blog do Botelho e chega após duas derrotas consecutivas. Em 2024, Alberto Neto concorreu à Prefeitura e perdeu para David Almeida no segundo turno, com 45,41% dos votos contra 54,59% do adversário. Em 2026, disputou uma vaga no Senado e terminou em terceiro lugar, com 23,66%, embora tenha liderado a maior parte da apuração. Os eleitos foram Eduardo Braga, com 32,29%, e Plínio Valério, com 24,70%, ambos reeleitos.
Ao avaliar a campanha, Alberto Neto reconheceu erros de estratégia. Ele afirmou que, à exceção de Flávio Bolsonaro, foi o candidato mais votado na capital. “Quase a cada duas pessoas, uma votou em mim. Isso traz uma força muito grande e uma simpatia da população de Manaus comigo”, declarou.
Segundo ele, o plano inicial era outro. Caso fosse eleito senador, não pretendia disputar a Prefeitura e queria trabalhar temas como as matrizes econômicas. Para a nova disputa, pretende buscar novas alianças. “O PL não pode vir sozinho em uma campanha novamente.”
Sobre o cenário nacional, associou a ampliação de forças políticas à vitória de Flávio Bolsonaro: “Flávio vencendo, a gente consegue força nacional para trazer outros partidos”. Sobre Maria do Carmo, afirmou: “Maria vencendo, nem se fala”.
Alberto Neto também avaliou que a força do Estado deve influenciar a campanha de 2028 e que o período até a eleição será usado para se preparar. “É o tempo que eu vou ter agora para me preparar para que a gente possa chegar muito forte.” Ele se considera preparado para tratar dos assuntos da capital, pretende apresentar projetos inovadores e construir novas articulações políticas. “Eu vou enfrentar novamente a máquina da Prefeitura.”
Assinada pelo presidente estadual, deputado federal Alfredo Nascimento, a nota está alinhada à direção nacional do partido. O texto afirma que o tema não é prioridade nem é tratado pela direção, e que qualquer especulação é precipitada. Ele não cita Alberto Neto.
Segundo o documento, toda a estrutura do PL no Amazonas, incluindo diretório, candidatos, lideranças e filiados, concentra forças integralmente na eleição de Flávio Bolsonaro (22) à Presidência da República e da professora Maria do Carmo (22) ao Governo do Amazonas.
A legenda afirma que nenhum membro fala pelo partido sozinho. “O PL tem regras, tem direção e segue unido”, diz a nota, que também ressalta que declarações sobre temas fora desse foco não refletem a posição institucional do partido.
LEIA MAIS:





