Sete poços tubulares que abastecem o município de Parintins estão contaminados. Os laudos foram emitidos pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), nessa quinta-feira(4). O problema afeta aproximadamente 10 mil pessoas.

10 mil pessoas estão consumindo água contaminada (Divulgação)
Segundo a Cosama, dos 29 poços que existem no município, 7 estão fornecendo água imprópria para consumo humano, a partir dos padrões físicos, químicos e microbiológicos. O abastecimento está contaminado e fora do parâmetro estabelecido na Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde GM/MS que regulamenta o serviço.
O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento Básico da Aleam, deputado Sinésio Campos (PT), que denunciou o fato, vai convocar uma Audiência Pública com autoridades competentes para tentar viabilizar um sistema de abastecimento de água próprio para o consumo.
O Amazonas1 entrou em contato com a prefeitura de Parintins para saber que medidas estariam sendo tomadas sobre o assunto, mas não obteve retorno.





