Manaus, 15 de junho de 2025
×
Manaus, 15 de junho de 2025

Cenário

A 4 dias da eleição, TSE alerta para consulta ao plano de governo dos candidatos do 2º turno

Plano facilita a compreensão do eleitor a respeito das intenções de um candidato, a partir de certo aprofundamento que não é permitido durante as propagandas eleitorais.

A 4 dias da eleição, TSE alerta para consulta ao plano de governo dos candidatos do 2º turno

(Foto: Divulgação//Assessoria/Celso Maia/Portal AM1

Manaus (AM) – A quatro dias da votação do segundo turno das eleições municipais, que acontece no próximo domingo (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta o eleitor para consulta às propostas dos candidatos.

Em Manaus, David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL) disputam o cargo de prefeito. Em seus programas de governo, David Almeida, que busca reeleição, apresenta uma espécie de balanço da sua gestão e propõe projetos que estendam as medidas implementadas durante seu governo.

Já Alberto Neto, em documento com 75 páginas, apresenta ideias de “instalação de câmeras inteligentes, com reconhecimento facial e biometria, integradas aos órgãos de segurança municipal, estadual e federal, permitindo rápida identificação de delinquentes e monitoramento de gangues”.

Segundo o plano, o programa inclui incentivos fiscais a empresários que instalarem câmeras nas ruas e compartilharem imagens com a prefeitura.

Plano candidatos

Um plano de governo detalha as propostas, metas e estratégias que um candidato pretende implementar durante seu mandato.

Os planos de governo facilitam a compreensão do eleitor a respeito das intenções de um candidato, a partir de certo aprofundamento que não é permitido durante as propagandas eleitorais.

O documento é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos candidatos para promover a transparência ao processo eleitoral, responsabilidade na administração pública e permitir que o eleitor julgue a viabilidade das propostas.

Divulgação

O portal DivulgaCandContas é um sistema que possibilita a consulta a informações detalhadas sobre os candidatos. Por meio da plataforma desenvolvida pelo TSE, também é possível ter acesso às contas eleitorais dos partidos e das candidaturas.

Com atualização a cada 60 minutos, o sistema conta com mais de 463 mil pedidos de registro de candidatura, divididos entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

A plataforma está em funcionamento há 20 anos e reúne dados informados pelas pessoas que disputaram todos os 11 pleitos realizados desde as Eleições Municipais de 2004, incluindo a votação de 2024.

O 2º turno das Eleições 2024 acontece no domingo, dia 27 de outubro, das 8h às 17h no horário de Brasília (DF). Nesta data, os eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, voltam às urnas a fim de eleger prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos.

Acesse os planos de governo de David Almeida e Alberto Neto no DivulgaCand.

 

Com informações do TSE

 

LEIA MAIS: