Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

A menos de 15 dias das eleições, pesquisa indica tendência de segundo turno em Manaus

Disputa pelo comando da Prefeitura de Manaus deve ficar entre o atual prefeito, David Almeida, e o presidente da Aleam, Roberto Cidade.

A menos de 15 dias das eleições, pesquisa indica tendência de segundo turno em Manaus

(Foto: Reprodução/Facebook)

Manaus (AM) – Com a proximidade das eleições municipais, que ocorrem em 6 de outubro, em todo o Brasil, Manaus deve eleger um novo prefeito ou estabelecer um novo mandato nas urnas em 27 de outubro, dia do segundo turno das eleições deste ano, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

É o que indica a pesquisa do EAS Consultoria Estatística, encomendada pelo Grupo Diário de Comunicação, e divulgada nesta segunda-feira (23), a qual mostra que, a menos de 15 dias do pleito, Manaus deve ter um segundo turno entre David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil). O levantamento indica a tendência de uma disputa entre máquinas públicas na cidade.

Segundo a sondagem, Almeida, atual prefeito e candidato à reeleição, aparece em primeiro lugar na modalidade estimulada, com 30,10% das intenções de voto, seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que está em segundo lugar com 22,10% das pretensões de voto na capital amazonense. Além do comando da Aleam, Cidade é o indicado do governador Wilson Lima (União Brasil). Os dois grupos representam o maior acirramento na atual disputa eleitoral.

Na sequência, aparece o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 15,80% da preferência do eleitorado. Em quarto lugar, surge Alberto Neto (PL) com 15,60% e, em seguida, Marcelo Ramos (PT) com 6,30%. A pesquisa continua com a sexta posição de Wilker Barreto (Mobiliza), que tem 0,70% dos votos, e Gilberto Vasconcellos (PSTU), em último, com 0,40%.

Ainda conforme o levantamento, 5,40% pretendem votar em branco ou nulo e outros 3,60% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.

Dados

O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número TRE/ TSE AM-01926/2024 e ouviu uma amostra de 1.000 eleitores de Manaus, de todas as zonas eleitorais, com 16 anos ou mais, entre os dias 14 a 17 de setembro de 2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

LEIA MAIS: