Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Abdala Fraxe parabeniza ação da Semsa que é comandada por sua esposa

O deputado parabenizou ações da Semsa, pasta comandada por sua esposa, Shádia Fraxe, envolvida em polêmica de 'fura-filas' na vacinação da covid-19

Abdala Fraxe parabeniza ação da Semsa que é comandada por sua esposa

Foto: arquivo/Aleam

O deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) parabenizou a ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em imunizar agentes funerários, os famosos “coveiros”, com a 1ª dose da vacina contra covid-19, nessa quarta-feira (24).

A parabenização ocorreu durante o pequeno expediente realizado na manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Vale ressaltar que a secretaria parabenizada por Fraxe é comandada por sua esposa, Shadia Fraxe, que está afastada de suas funções e que enfrenta questões judiciais sobre sua vacinação contra covid-19, bem como a permissão de demais pessoas serem imunizadas fora da prioridade.

O Ministério Público de Contas (MPC); Ministério Público do Estado (MPE); a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE) e a Defensoria Pública da União (DPU) solicitaram o afastamento de Shádia e de outros secretários, das suas funções públicas pelo prazo de 60 dias, para que não haja interferências nas investigações do caso “fura-fila” da vacina.

Leia mais: TCE recebe pedido de afastamento de Shadia Fraxe e Sabá Reis da Prefeitura de Manaus

Na ocasião, o parlamentar disse que a equipe da Semsa tem mantido a meta de vacinação, colocado o estado e a capital à frente de outros estados do país, na questão da imunização.

“Quero aqui parabenizar essa equipe guerreira da Semsa, que, com todas as dificuldades, está conseguindo fazer um trabalho de vacinação muito importante na nossa cidade, fazendo com que o Amazonas e Manaus continue à frente do Brasil inteiro, na questão da vacinação”, disse Abdala.

O parlamentar disse que a classe estava em risco elevado de contaminação direta com o vírus.

“Quero ainda, fazer um agradecimento, em especial, não só ao prefeito David Almeida, mas à equipe da Semsa também por ter realizado, ontem, a vacinação dos nossos agentes funerários, que estão trabalhando de maneira incansável, tendo risco total de contrair a covid-19, pelo fato de estarem ali enterrando as vítimas. Em janeiro, eles chegaram a fazer mais de 200 enterros diários e esse era um clamor que eles tinham”, finaliza.

Leia mais: MP pede afastamento de David Almeida, Shadia Fraxe e mais 10 médicos

Higienização e identificação do lixo

Abdala pediu, ainda, durante sua fala, que as famílias higienizem e identifiquem, com uma fita vermelha, o saco de lixo, como forma de alertar que há pessoas infectadas pelo vírus na residência e, assim, evitar a contaminação dos coletores (garis).