Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cidades

Ações reforçam prevenção de doenças em comunidade de Manaus e Iranduba

FVS levou serviços de testagem e prevenção a arboviroses para o bairro de Petrópolis, em Manaus, e para a comunidade do Lago Salvador, em Iranduba.

Ações reforçam prevenção de doenças em comunidade de Manaus e Iranduba

(FOTO: Bianca Acácia/FVS-RCP)

Iranduba (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participou, neste sábado (7/6), de duas ações sociais estratégicas voltadas à prevenção de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, além da oferta de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C.

As atividades ocorreram simultaneamente no bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus, e na comunidade do entorno do Lago Salvador, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). As ações mobilizaram moradores, lideranças comunitárias e profissionais da saúde com orientações educativas, serviços gratuitos e atendimentos à população.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou o caráter estratégico das iniciativas.

“A presença da FVS-RCP nas comunidades reforça a importância da informação correta, do diagnóstico precoce e da prevenção contínua, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade”, afirmou.

Em Manaus, o morador do bairro Petrópolis, João Lucas, aprovou a iniciativa.

“É um serviço de saúde e cidadania para quem mais precisa, seja por falta de tempo ou de acesso. Aproveitei para fazer o teste rápido, porque a prevenção vem em primeiro lugar”, disse.

Em Iranduba, Maria Deuza, 64 anos, moradora da comunidade do Lago Salvador, também participou da ação.

“Foi uma oportunidade muito boa. Aproveitei os serviços, aprendi sobre prevenção da dengue e da malária e ainda conheci esse hotel, que é muito bonito”, contou.

As ações reuniram 44 profissionais da FVS-RCP, incluindo farmacêuticos-bioquímicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias. As atividades abordaram temas como zoonoses, entomologia, Vigiágua, malária, educação em saúde, arboviroses e comunicação em saúde. A presença de personagens lúdicos como Zé Gotinha, PrEP, Preservativo e o mosquito Aedes aegypti facilitou a interação com o público, tornando a abordagem mais acessível.

As iniciativas contaram com o apoio dos agentes comunitários de saúde das secretarias municipais, promovendo a integração entre políticas públicas de vigilância em saúde.

FVS-RCP em números:

  • Cerca de 450 pessoas impactadas diretamente

  • 620 testes rápidos aplicados

  • 1.200 materiais educativos distribuídos

  • 2.000 insumos de prevenção distribuídos, incluindo preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes

A FVS-RCP reforça seu compromisso com a promoção da saúde no Amazonas, ampliando o acesso da população a serviços essenciais por meio de ações intersetoriais, educativas e contínuas.

LEIA MAIS:

Caminhão com madeira ilegal é apreendido em Iranduba e motorista é multado em R$ 3,6 mil

Governo do AM envia Balsa Hospital para apoiar ações de saúde em Anamã

Prefeito de Autazes comunica afastamento das atividades por problemas de saúde