Habilite o JavaScript para visitar este site.


Habilite o JavaScript nas configurações do seu navegador e recarregue a página.

Manaus, 21 de julho de 2026
×
Manaus, 21 de julho de 2026

Cenário

Alberto Neto afirma que Senado está corrompido por não votar impeachment de Moraes

O parlamentar também reiterou que o Senado estaria “corrompido” e citou a dificuldade enfrentada pela oposição para reunir as 41 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de impeachment contra o ministro.

alberto-neto-afirma-que-senado

(Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) afirmou, nesta segunda-feira (11), em entrevista à Rede Onda Digital, que o Senado estaria “corrompido”. A declaração ocorreu durante críticas à Casa pela ausência de votação e análise do pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Embora tenha reconhecido que não exista registro formal da acusação, durante a entrevista, Alberto Neto declarou que o ministro Alexandre de Moraes faz “chantagem” com senadores.

“No início, o Alexandre Moraes faz chantagem com os senadores. Lógico que isso não vai estar, não está em nada escrito. Mas, quando você olha o contexto, fica muito claro isso”, afirmou.

O parlamentar também reiterou que o Senado estaria “corrompido” e citou a dificuldade enfrentada pela oposição para reunir as 41 assinaturas necessárias para protocolar o pedido de impeachment contra o ministro. Segundo ele, mesmo que o número de apoios fosse maior, a pauta não avançaria.

Críticas ao presidente do Senado

Alberto Neto direcionou críticas ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, alegando que a pauta não seria apreciada independentemente do apoio obtido.

“A dificuldade de conseguir 41 assinaturas para pautar o impeachment do Alexandre Moraes foi gigantesca. E, mesmo assim, o presidente do Congresso, que é o presidente do Senado, falou que pode ter 80 assinaturas e que ele não vai pautar. Olha o nível a que nós chegamos. Então, é o Senado que já está corrompido. É o Senado da República Brasileira que está corrompido e não consegue pautar. Não quer dizer que ele vá ser impeachmado ou não, mas pelo menos pautar, para discutir o assunto”, disse.

Contexto histórico

Não há registros recentes, na história do Brasil, de ministros do STF que tenham passado por processo de impeachment. Antes da Constituição de 1988, houve o caso de Barata Ribeiro, nomeado ministro pelo presidente Floriano Peixoto em 1893. Sua indicação não foi confirmada pelo Senado, que rejeitou a nomeação.

No Amazonas, entre os senadores, apenas Plínio Valério manifestou apoio ao pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes.

 

LEIA MAIS: