
Assembleia Legislativa do Amazonas (Foto: Reprodução/Casa Civil)
Manaus (AM) – Com um possível aumento nas vagas do parlamento estadual, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) deve ter um aumento de limite nos repasses do Governo Federal, a expectativa é que o repasse chegue a 4,8%.
Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) do Governo Estadual enviada Assembleia Legislativa, o parlamento estadual terá o percentual da receita tributária líquida destinada aos deputados sairá de 4,1% para 4,8%.
Na prática, isso significa que em 2026, os deputados estaduais terão uma novo percentual de R$ 635 milhões.
O acréscimo é de R$ 92 milhões se comparado a Lei Orçamentária aprovada para o exercício de 2025.
Aumento das vagas
O aumento no orçamento acompanha a possibilidade do Senado Federal ampliar o número de deputados federais no Congresso Nacional.
Caso a mudança aconteça, a Aleam terá mais seis deputados estaduais em 2026.
O aumento no repasse já estava sendo articulada entre o governo estadual e o legislativo.
Repasses aos demais órgãos
Na contramão da Aleam, o Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas ficarão com os mesmos percentuais fixados anteriormente, sem aumento nos limites.
A LDO de 2025 previa 8,31% para o Judiciário, 3,6% para o Ministério Público, 8,2% para o Legislativo (sendo 4,8% da Aleam e 3,4% do TCE) e 1,6% para a Defensoria Pública.
A LDO deve ser debatida e votada pelos vereadores nos próximos dias.
LEIA MAIS
Deputados federais fogem da pavimentação e deixam buracos para o prefeito de Manaus
Deputados do AM viajam para Orlando com custos pagos pela Aleam
George Lins quer homenagear Bosco Saraiva, chefe de seu pai, na Aleam
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.