Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Assembleia Legislativa vai convocar Alfredo Paes para explicar renúncia fiscal do Governo

Assembleia Legislativa vai convocar Alfredo Paes para explicar renúncia fiscal do Governo

Secretário da Sefaz mostrou falta de sintonia com o chefe, Amazonino Mendes (Sefaz)

“A LDO está na base do chute”. A afirmação foi do deputado José Ricardo (PT), durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 14. O parlamentar criticou a forma como está posta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, que vai nortear todo o orçamento do próximo ano para o Estado.

Pare que tudo seja esclarecido, a Assembleia vai convocar o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Alfredo Paes, para explicar na Aleam os valores da renúncia fiscal, estimativa e compensação para os exercícios de 2019 a 2021 para o óleo diesel e IPVA para as empresas do transporte, previstos nos anexos de metas fiscais da LDO/2019.

Secretário da Sefaz vai ter que explicar os valores da renúncia fiscal do Amazonas. (Foto: Sefaz)

De acordo com José Ricardo, autor do requerimento de convocação de Allfredo, Amazonino Mendes está fazendo “chutômetros” para justificar reduções e isenções de incentivos fiscais, pois não há demonstrativos financeiros nos anexos do projeto.

“Exemplo disso está na concessão de benefícios para o diesel e o IPVA das empresas de transporte público. Os valores da renúncia ou a estimativa, sequer, constam nos anexos da LDO. Somente o IPVA, com a Lei 257/2017, prevê em quatro anos a isenção de cerca de R$ 50 milhões”, disse, ao completar afirmando, “A impressão que se tem é que a LDO está na base do chute, não arrumaram a casa, o Estado está ainda esta uma bagunça geral”.