AM recebe apenas 2 mil doses de vacina contra covid-19; eram previstas 78 mil - Amazonas1
22 de abril de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

AM recebe apenas 2 mil doses de vacina contra covid-19; eram previstas 78 mil

O Amapá acabou recebendo 78 mil doses da vacina, sendo que o Estado previa receber apenas 2,8 mil doses

AM recebe apenas 2 mil doses de vacina contra covid-19; eram previstas 78 mil
Foto: Lucas Silva / Secom

O Governo do Amazonas confirmou que o Estado recebeu nesta quarta-feira (24), apenas 2 mil doses da vacina contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde (MS). O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 do Ministério iniciou a distribuição de 3,2 milhões de doses de vacinas em todo o Brasil nesta quarta.

Existia a promessa que o Amazonas receberia 78 mil doses. Porém, o estado do Amapá que estava previsto para receber 2,8 mil doses, acabou recebendo essas 78 mil que eram para o Amazonas, conforme previsão do Ministério da Saúde.

O Portal Amazonas1 questionou o Governo do Amazonas sobre o lote destinado ao Estado, que acabou sendo enviado ao Amapá. Em nota, o governo não quis se pronunciar sobre o assunto e sustentou que mais cronogramas de distribuição serão definidos pelo Ministério da Saúde.

“O Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (24), duas mil doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde e novos envios de imunizantes ao Estado serão definidos em cronograma do ministério”, disse o governo do Estado.

O governo do Amapá informou que até o momento não foi notificado pelo Ministério da Saúde sobre a mudança no envio de mais doses da vacina para o Estado. Anteriormente, o Amapá deveria receber apenas 2,8 mil doses do imunizante.

Planejamento

O MS divulgou oficialmente que iniciou a distribuição de mais 3,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Além das doses previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, o Amazonas receberá parte (70%) dos 5% do montante global de vacinas do país que serão destinados à região Norte, formando um Fundo Estratégico para essa região em que a situação epidemiológica é mais grave.

Leia mais: Governo do Amazonas confirma intenção de comprar vacina contra a covid-19

De acordo com Terceiro Informe Técnico do Ministério da Saúde, o Amazonas receberá 42 mil doses da vacina CoronaVac e 78 mil doses da AstraZeneca. No total, o estado receberá 120 mil doses das vacinas.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), dessas doses que o Estado vai receber 86.667 devem ser direcionadar para atender pessoas entre 60 e 69 anos de idade (60 a 64 anos – 26% e 65 a 69 anos – totalizando 100%).
“Hoje o Estado recebeu duas mil doses da vacina AstraZeneca e no decorrer da semana nós estamos aguardando receber as demais doses da vacina. É importante ressaltar que, ao recebermos as vacinas, estaremos distribuindo posteriormente para os municípios realizarem a vacinação desses idosos. Essa população de 60 a 69 têm um risco de adoecer, agravar o quadro e pode evoluir para óbito. Por isso esse grupo prioritário nesse momento”, explicou a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Ângela Desireé.

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

[email-subscribers-form id="1"]