
(Fotos: Reprodução/Divulgação)
Manaus (AM) – Um acidente envolvendo uma aeronave de porte médio, modelo Embraer EMB-110 “Bandeirante”, na cidade de Barcelos, interior do Amazonas, no dia 16 de setembro do ano passado, vitimou 14 pessoas. Doze delas eram turistas que iriam participar da pesca esportiva e os outros dois mortos eram o piloto e o copiloto.
Era uma tarde de sábado, os passageiros haviam embarcado em Manaus, por volta de meio-dia, com destino a Barcelos, município do Amazonas conhecido pelo ecoturismo de pesca esportiva. Os turistas já eram habituados ao esporte do qual estava em alta temporada. Porém, uma forte chuva forçou o piloto a pousar na cidade, distante 400 km da capital, mas, infelizmente, durante o pouso, o mau tempo contribuiu para que o piloto perdesse o controle da aeronave e saísse da pista, matando todos os ocupantes.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave tinha permissão para operar normalmente, mas o mau tempo contribuiu para a fatalidade. A viagem duraria cerca de duas horas.
No Brasil, este foi o segundo pior acidente. Em setembro de 2011, a aeronave L410, da companhia Noar, caiu três minutos após a decolagem no aeroporto Internacional de Recife, no estado de Pernambuco, sendo o maior registrado no país desde a queda do avião que fazia o voo AF 447, da Air France, em junho de 2009, que matou 228 pessoas.
Conforme dados do Painel Sipaer , nos últimos 10 anos, houve registro de 1.190 acidentes de avião, sendo 598 incidentes graves. Neste ano, já foram registradas 62 ocorrências de acidentes aéreos, sendo 32 incidentes graves, que vão de colisão com aves à falha ou mau funcionamento de sistema, ou de motor.
Em decorrência desses acidentes aéreos, 24 pessoas faleceram no Brasil. O número é maior em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 13 mortes e 56 ocorrências. Os dados do Painel Sipaer são atualizados diariamente.
Amazonas
No Amazonas, nos últimos 10 anos, houve registro de 58 acidentes aéreos, sendo 47 fatalidades. Os aviões do tipo táxi aéreo são os que mais se envolvem em acidente no Estado, conforme mostra o gráfico.
LEIA MAIS:
- Acidente na AM-070 deixa um morto e três em estado grave
- Homem morre após ter corpo mutilado em atropelamento na AM-070
- Industriário filma a própria morte em acidente grave na AM-070; veja vídeo
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.