Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Assembleia aprova reabertura de igrejas com 8 mil casos de Covid-19 no Amazonas

Autor da proposta é o deputado João Luiz (PRB), pastor da Igreja Universal, que está afastado da Assembleia por problemas de saúde

Assembleia aprova reabertura de igrejas com 8 mil casos de Covid-19 no Amazonas

Durante a manhã desta quarta-feira, 06, parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), aprovaram a reabertura de templos e igrejas no estado. O projeto foi idealizado pelo deputado estadual João Luiz (PRB) em meio a pandemia de Covid-19 que já tem 8,1 mil infectados e quase 650 mortos de acordo com o último boletim da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS).

O projeto segue para sanção ou veto pelo governador Wilson Lima (PSC).

A aprovação da reabertura de igrejas e templos ocorre um dia após o Ministério Público do Estado (MPE-AM) entrar com ação na Justiça pedindo o ‘lockdon’ no Amazonas por dez dias.

Leia mais: Ministério Público aciona Justiça pedindo ‘lockdown’ em Manaus 

Para funcionar as igrejas e templos de qualquer culto devem ocupar no máximo 30% do espaço com distância mínima de um metro e meio para não haver aglomeração. Diz ainda que está proibida a presença de idosos de 60 anos ou mais, pessoas com problema de saúde ou com sintomas de gripe ou Covid-19, quem está convivendo com infectados de coronavírus e que entre uma pessoa e outra que haja o espaçamento de uma poltrona para os lados
esquerdo e direito, como também para frente e para trás.

Votação

Apesar de votos contrários dos deputados Serafim Corrêa e Dermilson Chagas, o projeto foi aprovado pela maioria dos parlamentares na sessão virtual, entre eles, Sinésio Campos, que mudou o voto após a emenda ao projeto feita pelo deputado Dr. Gomes em nome da Comissão de Saúde.

“Devo dizer que minha postura inicial quanto à emenda era negativa visto que eu também sou um homem religioso e que preferia demonstrar meus atos de fé em domicílio do que ver familiares falecendo por conta do coronavírus. Mas agora, com as explicações de que somente igrejas que tiverem condições de reabrirem vão voltar às atividades, meu voto é favorável ao projeto”, disse o deputado Sinésio Campos (PT).

O presidente da Assembleia, Josué Neto, estabeleceu o fim das votações com último voto do deputado Serafim Corrêa.

“Finalizamos as votações sobre o projeto de lei que prevê a reabertura de templos e igrejas, com o último voto do deputado Serafim Corrêa, contrário ao projeto de lei. Declaro a emenda aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado”, finalizou o presidente da câmara.

Leia aqui o parecer pela aprovação do projeto na Comissão de Saúde da ALE-AM

*Com colaboração de Kleiton Renzo