O prefeito de Iranduba, ex-deputado Augusto Ferraz, declarou estado de emergência financeira e administrativa no município, nas áreas da saúde, educação, assistência social, infraestrutura básica, limpeza pública e infraestrutura administrativa. A informação consta no Diário Oficial dos Municípios (DOM), na edição de segunda-feira (11).
De acordo com o decreto nº 4 de 8 de janeiro de 2021, Augusto Ferraz já havia solicitado ao prefeito anterior, o “Chico Doido”, documentação necessária sobre informações que possibilitassem conhecer o real cenário da situação orçamentária do município.
O pedido, todavia, não logrou êxito.
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Diante disso, Augusto Ferraz afirma, por meio do decreto, que assumiu a Prefeitura de Iranduba com o “estado administrativo e financeiro precário”.
Segundo o gestor, já está sendo providenciada a criação de uma Comissão de Auditoria Interna, “a fim de averiguar, a fundo, e de forma detida, a real situação orçamentária, financeira, patrimonial e administrativa” do município de Iranduba.
A comissão terá um prazo de 60 dias para elaborar um relatório abordando os problemas encontrados durante a auditoria e as necessárias medidas e intervenções que devem ser feitas para solucioná-los.
Com o decreto, fica vedada qualquer despesa sem a autorização do prefeito; ficam suspensos quaisquer pagamentos de empenhos do exercício anterior; e fica permitida a contratação, sem licitação, para serviços e materiais estritamente necessários à execução dos atos administrativos e de gestão de naturezas essenciais ao município.
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