Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Bolsonaro quer abrir Região Amazônica para Trump Explorar

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista a rádio Jovem Pan, que pretende fechar uma parceria com Donald Trump para explorar a região Amazônica

Bolsonaro quer abrir Região Amazônica para Trump Explorar

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista a rádio Jovem Pan, que pretende fechar uma parceria com Donald Trump para explorar a região Amazônica. Além disso, Bolsonaro também afirmou que vai rever as demarcações de terrenos indígenas.

Segundo o presidente, a região amazônica precisa ser explorada para que o país ‘não perca a região’. “Quando estive agora com Trump, conversei com ele que quero abrir para ele explorar a região amazônica em parceria. Por que Como está, nós vamos perder a Amazônia, aquela área é vital para o mundo”, declarou.

Questionado sobre como o Brasil poderia perder a região, Bolsonaro justificou a discussão entre a Organização das Nações Unidas(ONU) e os indígenas para criação de novos países dentro do Brasil.

“A área do triplo A (Andes, Amazônia e Atlântico) equivale a 136 milhões de hectares , um corredor que varia de 130 a 150km que passa na calha do Solimões pelo Amazonas. [Áreas que seriam demarcadas para os ‘novos países’] Você vai isolar toda Região Norte, pela manobra”, disse.

E a suposta medida de separação, afetaria dois municípios amazonenses citados pelo presidente: São Gabriel da Cachoeira e Manaus, além de Roraima. Já que as cidades estariam “isoladas do mundo” impedindo o crescimento econômico.

Em relação as reservas indígenas, o presidente afirmou que vai rever as demarcações e criticou “a indústria” que promove isso, já que estaria limitando projetos de desenvolvimento da Amazônia.

Veja entrevista na íntegra: